Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PV abre processo para expulsar Jadyel Alencar após votação no caso Marielle

Jadyel foi o único deputado piauiense a votar pela soltura de Chiquinho Brazão. Dos dez deputados do Piauí, votaram pela manutenção da prisão de Brazão seis parlamentares

12/04/2024 às 08h52

A executiva nacional do Partido Verde decidiu na última quinta (11) abrir um processo para deliberar sobre a expulsão do deputado federal piauiense Jadyel Alencar. O deputado votou contra a recomendação do partido para a soltura do parlamentar carioca Chiquinho Brazão, apontado pela Polícia Federal como um dos mandantes do assassinato da ex-vereadora Mariele Franco e do motorista Anderson Gomes.

Jadyel foi o único deputado piauiense a votar pela soltura de Chiquinho Brazão. Dos dez deputados do Piauí, votaram pela manutenção da prisão de Brazão seis parlamentares: Dr. Franciso (PT), Castro Neto (MDB), Merlong Solano (PT), Flávio Nogueira (PT), Átila Lira (PP) e Marcos Aurélio (MDB). Se ausentaram os deputados Júlio César (PSD) e Florentino Neto (PT). O oposicionista Júlio Arcoverde (PP) se absteve na análise do pedido.

Deputado Federal Jadyel Alencar - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Deputado Federal Jadyel Alencar

Chiquinho Brazão é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes, no dia 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro. Brazão foi preso por obstrução de Justiça no dia 24 de março, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

De acordo com a direção do Partido Verde, por ampla maioria de seus membros, foi solicitada a abertura de processo administrativo disciplinar para expulsão dos deputados federais Jadyel Alencar (PV-PI) e Luciano Amaral (PV-AL).

Em comunicado o partido explicou o processo de expulsão.

“Eleitos em 2022 pela legenda, os parlamentares infringem por meio do voto pela soltura do deputado federal Chiquinhos Brazão artigos previstos no Regimento Partidário. A conduta dos parlamentares, ao votar contra orientação da Federação Brasil da Esperança. causa espanto e não representa os valores desta legenda “, afirmou.

Direção Nacional do Partido Verde

Nas redes sociais, o deputado federal Jadyel Alencar (PV) foi enfático acerca do seu posicionamento durante a sessão que votou pela prisão do também parlamentar Chiquinho Brazão. O voto contrária a prisão, segundo ele, foi devido à maneira como o Supremo Tribunal Federal (STF) conduziu as discussões sobre o tema.

"Dizer a vocês que o deputado Jadyel Alencar jamais votou contra punição, contra a prisão dos acusados, do que aconteceu com a ex-vereadora Marielle Franco. Eu votei contra o que fizerem com a Constituição Brasileira a maneira como o STF, com todo o respeito que tenho a Constituição, conduziu a prisão do deputado federal Brazão", explicou o parlamentar.

_________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.