Dados do Ministério Previdência Social apontam que a pasta ministerial fechou o mês de setembro com um rombo da previdência que chegou a 26,2 bilhões de reais. O resultado, segundo as informações, revelam um aumento do déficit previdenciário nacional, saindo do patamar de R$ 21,9 bilhões, no mesmo mês do ano anterior, se comparado com setembro deste ano.
LEIA TAMBÉM
O déficit nada mais é que a comparação entre o que o Governo Federal arrecadou com o que é pago pelo sistema brasileiro previdenciário. Com o levantamento do mês de setembro foi possível evidenciar um crescimento de quase 20% no rombo da previdência, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados foram obtidos por meio da TV Globo.
Em termos anuais, o rombo já soma R$ 239,6 bilhões em agosto, representando um crescimento de 3,1% na comparação com 2023, conforme dados do Ministério da Previdência Social.
O dado acende um alerta nas contas públicas, expondo uma série de dificuldades enfrentadas pelo Governo Federal para controlar despesas obrigatórias, em especial o pagamento de aposentadorias e pensões. Diante disso, ao longo desta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e outros chefes de pastas para discutir de onde tirar recursos para equilibrar as contas.
Além disso, a expectativa é que até o final desta semana o Governo Federal realize anúncios de medidas fiscais, com o objetivo de auxiliar no controle das contas públicas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.