Após quase 90 anos de história, o São Paulo entrou em campo, neste domingo (24), com a tarefa de levar para casa um título inédito e “zerar” a galeria de troféus que já conta com três Mundiais de Clubes, três Libertadores e seis Campeonatos Brasileiros. A taça da Copa do Brasil era a única que ainda não havia sido conquistada pelo Tricolor. Após bater na trave em 2000, ao perder para o Cruzeiro, o São Paulo, finalmente, levantou o troféu mais cobiçado pela sua torcida em partida decisiva contra o Flamengo no Estádio do Morumbi.
LEIA TAMBÉM
No último domingo (17), o Tricolor paulista abriu vantagem na final da Copa do Brasil com um gol de cabeça de Calleri no jogo de ida no Maracanã. Com o resultado, o São Paulo poderia até empatar o jogo de volta, neste domingo, para levar o troféu da competição, o que acabou acontecendo ainda no primeiro tempo.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Do outro lado, o Flamengo precisava vencer no Morumbi por mais de um gol de diferença para levar o penta ou por um gol de diferença para levar a decisão para as penalidades. O sonho do Rubro-Negro de levar a partida para os pênaltis com uma vitória simples quase se concretizou com um gol de Bruno Henrique aos 43 minutos do primeiro tempo. Erick Pulgar finalizou, a bola bateu na trave e Bruno Henrique colocou na rede.
A felicidade rubro-negra, no entanto, durou pouco tempo. Aos 49 minutos do primeiro tempo, após rebote de Rossi em uma cobrança de falta, Rodrigo Nestor acertou um belo chute de fora da área, deixando tudo igual no Morumbi.
Na volta do segundo tempo, o Flamengo precisava de mais um gol para levar a decisão para as penalidades e passou a pressionar o São Paulo buscando o gol. Os ataques pelo lado esquerdo, com Bruno Henrique, eram a principal arma do rubro-negro. Mas não surtiram tanto efeito quanto era preciso para desempatar a partida. Bem organizada, a equipe do São Paulo soube sofrer e conseguiu segurar o resultado.
As mexidas de Sampaoli e Dorival deram fôlego novo à partida, mas pouco acrescentaram. Luis Araujo e Everton Ribeiro foram as esperanças de Sampaoli, mas criaram pouco. Do lado de Dorival Junior, bastou mexer para manter o resultado. Nos acréscimos, Ayrton Lucas ainda assustou com chute forte de fora da área, mas Rafael encaixou bem e evitou o segundo gol do Flamengo. Depois disso foi só aguardar o apito final e comemorar a primeira Copa do Brasil da história do São Paulo.