Sisu: começa nesta quarta (13) período de matrícula nas universidades públicas

No Piauí, 4.283 vagas estão sendo disponibilizadas nas duas principais instituições de ensino superior do Estado: Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí.

13/07/2022 12:39h

Compartilhar no

Começa nesta quarta-feira (13) o período de matrículas dos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. Serão preenchidas 65.932 vagas para mais de 2 mil cursos de graduação, em 73 instituições públicas de ensino superior. A matrícula deve ser feita diretamente na instituição de ensino na qual o estudante se inscreveu e foi aprovado.

No Piauí, 4.283 vagas estão sendo disponibilizadas nas duas principais instituições de ensino superior do Estado: Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí. Na UFPI, estão sendo oferecidas 2.318 vagas em 53 cursos nos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. Já na UESPI, o Sisu irá ofertar 1.965 vagas para os cursos presenciais, distribuídas em 56 cursos dos 12 campi da Uespi.

(Foto: Arquivo O Dia)

O prazo para que os candidatos não selecionados na primeira chamada manifestem interesse na lista de espera também termina no dia 18. A manifestação deve ser feita pela página do Sisu. Para acessá-la, clique aquiO Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.  Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.

Para participar do Sisu, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar prova.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas adotadas por cada instituição pública de ensino superior. As  ações incluem a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda aos critérios especificados.

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!

Compartilhar no
Fonte: Com informações da Agência Brasil

Deixe seu comentário