Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Treinada por Sarah, Bia Souza aplica ippon em francesa e vai disputar ouro no Judô

Brasileira conseguiu segurar Dicko - a número 1 no ranking mundial - e pode trazer primeira medalha de ouro nos Jogos de Paris.

02/08/2024 às 11h45

 - ()

A judoca brasileira Bia Souza está na final do Judô! Nesta sexta-feira (2), a judoca brasileira Beatriz Souza venceu a francesa Romane Dicko, número 1 do ranking mundial e apontada como favorita, por ippon na Arena Champ-de-Mars, no golden score, e avançou à final na categoria acima de 78 kg. Na disputa pelo ouro, Bia enfrentará a israelense Raz Hershko, segunda colocada no ranking mundial.

Judoca Bia Souza está na final do Judô até 78kg - (Alexandre Loureiro/COB) Alexandre Loureiro/COB
Judoca Bia Souza está na final do Judô até 78kg

Em quatro confrontos anteriores, a brasileira venceu todas as lutas. Número 5 do mundo, Beatriz Souza iniciou sua trajetória vencendo a nicaraguense Izayana Marenco por ippon. Em seguida, derrotou a sul-coreana Kim Hayun por waza-ari, após revisão do VAR no golden score. Estreante em Olimpíadas, Beatriz acumula quatro medalhas em mundiais: uma prata (2022) e dois bronzes (2021 e 2023).

Aos 26 anos, Beatriz segue o legado de Maria Suellen, a melhor peso pesado do Brasil, já ocupando a 5ª posição no ranking mundial. Bia é treinada por Sarah Menezes. A ex-judoca piauiense é a atual treinadora da Seleção Brasileira Feminina. Como Bia já está na final, pelo menos a medalha de prata já está garantida. E essa seria a segunda conquista de atletas do judô treinadas por Sarah.

Isso porque 12 anos após a conquista do ouro olímpico, a ex-judoca piauiense comemorou no dia 28 de julho a primeira medalha olímpica conquistada pela judoca paulista Larissa Pimenta. Sarah Menezes atuou nas Olimpíadas de Paris como treinadora de Larissa Pimenta, que se tornou a primeira mulher a ganhar medalha na edição. A treinadora conquistou a medalha de ouro no Judô nas Olimpíadas de Londres de 2012, tendo como treinador Expedito Falcão.

A grande coincidência é que o feito também aconteceu no dia 28 de julho. Sarah Menezes, em publicação nas redes sociais, comemora a conquista e ressalta que ficará na história do esporte brasileiro. “28/07 inesquecível! Muito feliz! 12 anos do meu ouro olímpico! Primeira medalha olímpica como treinadora com Larissa Pimenta, bronze nos Jogos de Paris 2024. Obrigada por fazer mais uma vez história no esporte brasileiro”, destacou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.