Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias defende reestruturação do CadÚnico para aumentar combate a fome no país

Segundo o IBGE em 2022, mais 62 milhões de brasileiros estavam abaixo da linha da pobreza. Desse total, quase 18 milhões vivem em extrema pobreza.

01/06/2023 às 11h29

28/09/2023 às 12h35

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou, em debate na Câmara dos Deputados, que o objetivo da pasta é retirar cada vez mais pessoas do mapa da fome. O ministro piauiense defendeu a reestruturação do Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para diversos programas sociais, entre eles o Bolsa Família.

Segundo Wellington Dias, desde a criação do Bolsa Família, em 2004, a insegurança alimentar – condição em que a pessoa não consegue se alimentar pelo menos três vezes ao dia – migrou para a periferia das grandes cidades, chegando a 35% da população do Sudeste.

“Vamos trabalhar apra reduzir o número de pessoas que estão na pobreza e ainda mais das que estão extrema pobreza. O objetivo é tirar o Brasil do mapa da fome e da insegurança alimentar e nutricional", afirmou o ministro.

Wellington Dias durante audiência na Câmara - (Vinicius Loures/Câmara dos Deputados  ) Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Wellington Dias durante audiência na Câmara

Dinheiro federal para assistência

Para a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que solicitou o debate, é preciso revisar portaria que desobrigou a União de aportar recursos para a Assistência Social. A deputada, que foi secretária de Assistência Social no município do Rio de Janeiro entre 2021e 2022, explica que, naquela gestão, 60% dos valores de co-financiamento não foram repassados, e o prefeito fez aportes do tesouro municipal.

"Isso dá para aguentar na cidade do Rio de Janeiro, mas tem municípios que não conseguem. E aí não conseguem qualificar o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social –, nem trazer mais profissionais ou fazer atendimentos, e nunca vão chegar no seu melhor índice de recadastramento. Como é que vai fazer recadastramento?”, questionou.

O ministro Wellington Dias afirmou que a portaria está sendo revista e que a intenção é garantir um financiamento tripartite para a assistência social. “Começamos quitando o que encontramos empenhado, mas não estava pago. Mas para aquilo que não teve empenho, estamos buscando uma forma legal para resolver, junto à AGU", explicou. "Estamos trabalhando para lidar com a regra tripartite, que foi uma das primeiras cobranças do Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas)."

Números da pobreza

Atualmente o CadÚnico tem 94,7 milhões de pessoas inscritas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em 2022, mais 62 milhões de brasileiros estavam abaixo da linha da pobreza. Desse total, quase 18 milhões vivem em extrema pobreza.

Com informações Agência Câmara
Mais sobre: