Na manhã deste sábado (12), usuários de diferentes regiões do Brasil estão enfrentando problemas de instabilidade para usar o WhatsApp. As falhas foram percebidas por volta das 7h18, com dificuldades no envio de mensagens, principalmente em grupos, e dificuldades no carregamento de mídias como fotos e vídeos. Os relatos foram reunidos pela plataforma Downdetector, que monitora falhas em serviços online em tempo real.
LEIA TAMBÉM

Às 8h46, o número de notificações chegou ao pico de 1.108 reclamações. Embora o serviço tenha apresentado sinais de estabilização em seguida, às 10h33 os registros de falha voltaram a crescer. Por volta das 11h, o Downdetector apontava mais de 1.420 relatos sobre problemas no WhatsApp.
De acordo com os dados coletados, 88% das notificações envolviam falhas no envio de mensagens, 7% estavam relacionadas ao aplicativo móvel e 4% à conexão com o servidor. As dificuldades foram percebidas, sobretudo, por usuários que tentavam se comunicar em grupos. Em muitos casos, a mensagem enviada era acompanhada por um ponto de interrogação vermelho, indicando erro.

A instabilidade também foi identificada pelo Google Trends, plataforma que analisa o volume de buscas na internet. Frases como "WhatsApp caiu?", "WhatsApp está com problemas", "WhatsApp fora do ar" e "sua mensagem não foi enviada WhatsApp" apresentaram um aumento de mais de 4.000% no número de buscas nas primeiras horas da manhã.
Nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), internautas utilizarm o termo 'whatsapp caiu' para relatar a situação e buscar explicações. Até o momento, o WhatsApp não se pronunciou oficialmente sobre as causas da instabilidade. Não há confirmação sobre uma atualização do sistema ou falha técnica específica que tenha provocado o erro.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.