Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauienses criam jogo para facilitar aprendizado escolar

O universo dos jogos eletrônicos é um dos setores que mais tem se expandido no mercado.

18/08/2018 09:10

A tecnologia tem evoluído mais a cada dia em diversos setores e não dá para negar sua presença constante em nosso cotidiano. Aliando essa ferramenta ao ensino, estudantes piauienses se propuseram a criar um jogo que facilitasse o aprendizado escolar de crianças e adolescentes. 

Marcelo Alves, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistema (ADS) e um dos responsáveis pelo projeto, explica que o principal objetivo do jogo é criar biomas através de desafios lançados pelo docente. “O Edit Word é um aplicativo onde o professor lança desafios para os alunos. Nele será possível conhecer de modo prático a fauna, flora, geografia e também ciência”, conta.

Foto: Assis Fernandes/ O Dia

Através do jogo, os alunos poderão interagir com ambientes que não são próximos da sua realidade, é o que explica o responsável pelo projeto. “Supondo que um dos desafios da semana seja criar um habitat para um urso polar, o objetivo do aluno será projetar um ambiente no qual o urso teria uma vida saudável. Assim o aluno praticaria de forma dinâmica e interativa o que aprendeu em sala”, descreve Marcelo. 

O projeto desenvolvido pelos piauienses é um dos finalistas da Maratona do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Samsung 2018. “As expectativas são boas, temos grandes chances. Agora vamos para fase de testes nas escolas e depois teremos o encontro final que premiará o vencedor”, completa. 

Um mundo de possibilidades 

O universo dos jogos eletrônicos é um dos setores que mais tem se expandido no mercado. Com diversos modelos de negócios, os games têm ganhado cada vez mais visibilidade. Uma pesquisa realizada pelo PayPal, empresa de pagamento online, revela que 82% dos brasileiros costumam jogar em smartphones. O que mostra uma evolução nos aparelhos de telefonia móvel. 

É possível observar os investimentos realizados para que os jogos estejam onde você estiver, seja no celular, computador ou no tradicional vídeo game. Em uma recente pesquisa da Newzoo, o Brasil aparece em 13º lugar no ranking global, e em 1º lugar entre os latino-americanos. Em cifras, a pesquisa aponta que 75,7% dos games devem gerar U$1,5 bilhão em 2018. 

Confira a matéria completa na edição de Fim de Semana do Jornal O Dia.

Edição: Virgiane Passos
Por: Geici Mello
Mais sobre: