A eleição para deputado federal no Piauí consolidou a vitória de nomes experientes, que conseguiram a reeleição, e a ascensão de nomes políticos ligados a tradicionais grupos. Júlio César, do PSD, Rejane Dias e Flávio Nogueira, ambos do PT, e Marcos Aurélio Sampaio, do MDB, foram reeleitos. Rejane foi a única mulher eleita para deputada federal.
Já Atila Filho, do Progressistas, vai para a Câmara no lugar do pai, o deputado Átila Lira; Dr. Francisco e Florentino Neto, ambos do PT; Júlio Arcoverde, do Progressistas e Jardyel da Jupi, do PV, conquistaram a cadeira pela primeira vez.
A eleição para deputado federal foi a mais competitiva dos últimos anos. Além dos 10 eleitos, Merlong Solano, do PT, Margarete Coelho, do Progressistas, Wilson Martins, do PT, Capitão Fábio Abreu, do PSD, Elmano Férrer, do Progressistas, e Fernanda Gomes, do Solidariedade, também tiveram votações expressivas.
Leia também: “Será a eleição mais difícil para deputado federal”, avalia Júlio César
Dos atuais deputados federais, Merlong Solano, Margarete Coelho e Dra. Marina não conseguiram a reeleição. Átila Lira não concorreu ao cargo. Com a nova formação, a bancada federal feminina do Piauí se reduz de quatro para uma vaga.
Confira a lista dos deputados federais eleitos no Piauí:
- Júlio César (PSD) - 134.863 votos
- Dr. Francisco (PT) -128.080 votos
- Castro Neto (PSD) - 127.753 votos
- Rejane Dias (PT) -125.774 votos
- Júlio Arcoverde (PP) - 117.669 votos
- Florentino Neto (PT)- 105.739 votos
- Flávio Nogueira (PT)- 100.151 votos
- Atila Filho (PP)- 92.791 votos
- Jadyel da Jupi (PV) - 83.175 votos
- Marcos Aurélio Sampaio (PSD)- 79.987 votos