Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dinamismo e modernidade acompanham evolução da O Dia TV

Em seu aniversário de três anos, emissora estreia novos cenários a partir de segunda

22/05/2021 09:28

Um sonho que, após muitos anos, saiu do papel e virou realidade. A caçula, que se mostrou forte e determinada desde o primeiro dia de vida, hoje caminha com as próprias pernas. No dia 18 de maio de 2018 nasceu a O DIA TV, que este ano comemora seu terceiro aniversário com grandes novidades e vontade de crescer ainda mais.

Para celebrar os três anos de vida, a O DIA TV inaugura segunda-feira (24) um novo estúdio para os programas da emissora. Os cenários ficaram mais modernos, tecnológicos e amplos, permitindo maior interação dos apresentadores com os entrevistados e, claro, respeitando as recomendações de distanciamento, como pede o protocolo de segurança diante da pandemia de Covid-19.

Foto: Jailson Soares/ODIA

O primeiro programa a estrear o novo cenário será o Bom Dia News, apresentado por Vanusa Coelho, que há oito meses abrilhanta as manhãs dos telespectadores que acompanham a O DIA TV através do canal 23.1. O programa passará a ter formato de revista e ganhará novos quadros. Além disso, com um espaço mais amplo, será possível contar com mais entrevistados, bem como atrações musicais e artísticas.

“O programa cresceu e precisávamos de um cenário maior. Nossa proposta é deixar os dias diferenciados, falando de moda, comportamento, com atrações musicais, de dança, trazer o

artesanato para ser feito em estúdio, inclusive quadro de culinária, com a presença de humoristas e desfiles. Agora podemos dar mais conforto e oportunidade de visibilidade para que as pessoas vejam o que temos no Piauí, para que ele seja visto no Brasil e no Mundo”, destaca Vanusa Coelho.

O ODIA News, apresentado por Lívio Galeno, também estreia nesta segunda-feira com cara nova. O primeiro telejornal da emissora ganha um painel de Vídeo Wall e mais espaço para receber os entrevistados. O novo estúdio traz mais dinamismo ao jornal, acompanhando o ritmo e a produção jornalística da O DIA TV.

O novo estúdio vem para atender a uma demanda do ODIA News, que é o principal telejornal da casa. “Nós começamos com apenas 30 minutos, hoje, ele quase quadruplicou de tamanho e está quase duas horas no ar. Ficou maior, nosso trabalho jornalístico ficou mais complexo e nós ficamos mais ousados em fazer Jornalismo como grande, então a nossa estrutura precisava acompanhar esse crescimento”, diz Lívio Galeno.

O novo estúdio contará com um telão de nove monitores, permitindo a interação em entradas ao vivo, em apresentações de animações e vídeos. O programa também ganha mais desenhos de câmeras. Serão, pelo menos, oito cortes diferentes, o que dará ao telespectador uma visão mais ampla do telejornal.

ESTÚDIO CONTA COM ILUMINAÇÃO DE ALTA TECNOLOGIA

O novo estúdio da O DIA TV foi criado pela arquiteta Nayara Rocha, que desenvolveu e pensou cada detalhe, desde as formas das bancadas e dos painéis, até as cores. Mesmo apostando em novidades, a profissional manteve a tonalidade azul, característica do Sistema O DIA de Comunicação e que remete à confiança, marca registrada do veículo que é líder em credibilidade há 70 anos.

Todos os detalhes do novo estúdio foram pensados minuciosamente. O sistema de iluminação, por exemplo, permite que a tonalidade seja modificada de acordo com o tema que está sendo abordado. Ou seja, se for uma entrevista espontânea e leve, pode-se usar uma luz mais amarelada, remetendo a um ambiente intimista. Os cenários foram criados de acordo com o público e com o perfil de cada programa.

Para o Bom Dia News, a ideia é trazer aconchego e leveza. Para o painel, optou-se pela textura amadeirada e com um plano ripado, que faz contraste com a iluminação indireta. A madeira, além de sofisticada, é versátil, atemporal e transmite uma sensação de aconchego.

“O ponto principal é que, quando o entrevistado chegue ao estúdio, ele se sinta abraçado e acolhido”, descreve. Nayara Rocha ressalta a complexidade deste projeto.

“O painel tem uma tecnologia fantástica e um plano ripado, que possui um alto grau de dificuldade para ser executado, exatamente mostrando essa tecnologia que a empresa deseja passar. Quando a iluminação é ligada, criam-se várias cenas, passando aos telespectadores essa tecnologia e inovação da empresa”, acrescenta.

Já para o O DIA News, buscou-se destacar a confiabilidade. “No caso do jornal, optamos por manter a marca azul. As bancadas do ODN e do Bom Dia News foram desenhadas exclusivamente para os programas e não existe nada igual no planeta. Trabalhamos pontos curvos, algo muito difícil de se reproduzir. Trouxemos essa sofisticação para o ODN, ainda que seja um telejornal denso, com assuntos relevantes, como forma de trazer a suavidade e tecnologia”, completou.

O DIA TV dá um salto no Jornalismo

Se a O DIA TV começou tímida, hoje ela entra nos lares de milhares de pessoas, onde antes eram preenchidos por “grandes mídias”. Em apenas três anos, a emissora já saiu na frente em importantes coberturas, foi destaque nacional, tem conseguido ocupar espaços e feito história.

O presidente do Sistema O DIA, Valmir Miranda, enfatiza que apesar do pouco tempo, a O DIA TV tem superado desafios diários, ganhando repercussão e mostrando como se faz um bom jornalismo.

“Primeiro, precisávamos crescer, pois estávamos começando. Três anos ainda é o início desse processo. Nós, apesar de termos experiência em comunicação há 70 anos no mercado, na plataforma televisão ainda temos um prazo muito curto, mas sei que estamos fazendo bonito. As pessoas estão comentando na cidade que estamos dando uma boa resposta e estou muito feliz com os resultados. Estamos só começando, desse terceiro para o quarto ano vamos dar um pulo muito grande. O futuro para a nossa área é a tecnologia e vamos investir nisso”, enfatiza o presidente do O DIA.

A diretora administrativa e financeira do Sistema, Tânia Miranda, reforça o crescimento da O DIA TV em tão pouco tempo. Segundo ela, a emissora vem desenvolvendo um trabalho excepcional e está em plena ascensão, especialmente devido aos esforços da equipe.

Foto: Jailson Soares/ODIA 

“Essa preocupação em levar informação com muito respeito e credibilidade é a marca registrada do Sistema O DIA através do Jornal e do Portal O DIA, e é importante darmos continuidade a esse lema em todas as nossas plataformas. A O DIA TV veio para fazer toda a diferença e nós estamos muito felizes. Só temos a parabenizar toda a equipe, aos profissionais que são muito bons. Estamos no caminho certo, com muitas novidades, muitos projetos, novos estúdios e cenários, fazendo o melhor para satisfazer nossos telespectadores”, ressalta Tânia Miranda.

O sonho do O DIA em implantar um canal de televisão no Sistema levou anos de esforços e trabalho. A experiência em Comunicação, no impresso e no online, foi apenas o pontapé para que a emissora deslanchasse e seguisse seu próprio caminho.

Carivaldo Marques, diretor industrial do Sistema O DIA, fala do esforço da equipe em fazer jornalismo diariamente. “A nossa experiência é em jornal, a televisão é totalmente diferente do impresso, mas conseguimos avançar. Treinamos os profissionais, aprendemos com a equipe nova e estamos crescendo. Já fizemos alguns avanços, modernizamos alguns setores da nossa empresa e criamos novos estúdios com tudo de mais moderno que temos de tecnologia”, pontua.

A diretora de jornalismo da O DIA TV, Carmem Ramos, também destaca o crescimento e a consolidação da emissora ao longo desses anos. “Eu vejo que foi uma evolução grande, porque a emissora só tem três anos, e o que observamos é que a aceitação é muito grande. A O DIA TV vem se consolidando, principalmente por se tratar de uma emissora que busca e preza pela credibilidade”, disse.

Sérgio Miranda, diretor comercial do Sistema O DIA, também ressalta o crescimento da O DIA TV. “É realmente um fenômeno. Estamos com três anos de vida. É uma surpresa imensa para o Grupo O Dia e para o Sistema O Dia de Comunicação esse crescimento da TV em passos largos. Não imaginávamos chegar, em três anos, onde chegamos hoje no mercado”, afirma.

As imagens transmitidas para os telespectadores são captadas pelas lentes de grandes profissionais. Os cinegrafistas Jonas Santos e Ednaldo Rodrigues estão na O DIA TV desde o começo deste sonho. “Eu e o Lívio fomos os primeiros, com mais experiência em TV, a chegar no Sistema. Chegamos aqui para plantar a semente, participar das ideias de todos, ainda com a Karliete Nunes, que era a diretora de jornalismo da O DIA TV na época, com as vibrações. É gratificante ver que essa semente cresceu”, disse Jonas Santos Ednaldo Rodrigues, que já integrou o Sistema O DIA de Comunicação na década de 90, retornou ao Grupo para somar com a O DIA TV. “Para mim, é um prazer fazer parte dessa família. Trabalhei aqui nos anos de 1990, no setor de distribuição do impresso, voltei para a gráfica, estagiei aqui ainda no início da TV online, e pude voltar no finalzinho desse projeto, além de ter participado da transição da TV”, relembra.

Foto: Jailson Soares/ODIA 

São três anos chegando à casa de milhares de piauienses, contando histórias, emocionando e informando. Por trás de tudo isso, existe uma equipe que não mede esforços para buscar novidades e trazer os fatos em tempo real. Nas primeiras horas, os telespectadores contam com Sérgio Holon à frente do Linha de Fogo. Em seguida, Vanusa Coelho comanda o Bom Dia News. Ao meio dia, Walberte Dourado apresenta o Rota do Dia. Lívio Galeno entra no ar em seguida, trazendo os fatos mais importantes do Piauí, do Brasil e do Mundo. Vanusa Coelho integra a equipe da O DIA TV há oito meses. Se o tempo parece pouco, as mudanças já foram muitas. O Bom Dia News deu uma virada em quadros e entrevistas e, com o novo estúdio, a promessa é de mais novidades.

"São três anos de uma emissora que ainda está engatinhando para conhecer o telespectador, e eu me sinto feliz em fazer parte desse processo. Dizem que um bom ambiente é aquele que você não vê o tempo passar, parece que entrei ontem, mas logo a Vanusa completa um ano de O DIA TV com coisas novas chegando”, ressalta. Walberte Do rado agradece aos telespectadores pela audiência, especialmente aqueles que não desgrudam do seu programa. “São três anos de muita luta, de fortalecimento, de amizades, com novos companheiros, e com o telespectador, que é o principal responsável pelo nosso sucesso”, fala.

Foto: Jailson Soares/ODIA

O apresentador do O DIA News, Lívio Galeno, foi o primeiro profissional a integrar a equipe da O DIA TV e veio a convite da ex-diretora de Jornalismo da TV, Karliete Nunes. Ele recorda coberturas marcantes, como as duas últimas eleições, que impulsionaram o fortalecimento e crescimento da emissora. “Tivemos um crescimento de trabalho significativo, que deu para a população perceber o nosso crescimento nas telas do canal 23.1. Percebemos também que, no dia a dia, a O DIA TV cresce em credibilidade e no coração do nosso telespectador. É gratificante receber esse retorno das pessoas, que passam a confiar ainda mais no nosso trabalho e a gostar do nosso fazer jornalismo. É muito bom perceber que, na prática, mesmo jovens, estamos conquistando nosso lugar no mercado de comunicação do Piauí”, reforça.

Mais sobre: