Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo do Piauí lança programa para investimento de R$ 47 milhões ao Meio Ambiente

O ECO Piauí trabalhará em quatro eixos, que serão geridos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),

05/06/2023 às 10h15

26/09/2023 às 05h29

Nesta segunda-feira (05), o Governo do Piauí deverá lançar um programa de ações que priorizam o Meio Ambiente. Intitulado ECO Piauí, o projeto será dividido em eixos para ações planejadas no setor, além de investimentos previstos na área na ordem de R$ 47 milhões.

Dentre os destaques, o ECO Piauí possuirá algumas frentes para contemplar o setor ambiental em todo o Piauí, entre eles: Piauí no Clima, Bio Piauí, Hidro Piauí e Sustenta Piauí. O governo afirma ainda que as quatro frentes do programa contemplarão os 15 compromissos do plano de governo da atual gestão, sob coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Palácio de Karnak, sede do Poder Executivo Estadual - (Divulgação) Divulgação
Palácio de Karnak, sede do Poder Executivo Estadual

Para o secretário da pasta, Daniel Oliveira, a iniciativa no setor ambiental é tido como algo nunca visto em gestões passadas. É esperado que a empreitada proponha o desenvolvimento de ações pré-definidas no plano de governo da gestão, prometidas no último pleito eleitoral.

“Trata-se de um programa inédito pela pauta ambiental no nosso estado, com ações bem planejadas e definidas, além de um investimento significativo para que bons resultados sejam garantidos. Os próximos quatro anos serão marcados por notáveis avanços na preservação ambiental, e esse trabalho já começou”, frisou

Na solenidade, marcada para ocorrer às 11h30 desta segunda (05) no Palácio de Karnak, o Governo do Estado entregará ainda o primeiro Castramóvel do Estado, 100% gratuito, o Piauí Pet Castramóvel. O veículo é oriundo de emendas parlamentares do deputado estadual Dr. Hélio e da vereadora de Teresina, Thananda Sarapatinhas. O projeto funcionará em parceria com parceria com ONG’s e protetores de animais em todo o Piauí.

Novos equipamentos e veículos também serão entregues à Semarh e à sociedade, pelo Governo do Piauí, no dia 5 de junho. Ao todo, 11 veículos para uso em ações da secretaria, inclusive fiscalização e pelas Diretorias de Licenciamento e Recursos Hídricos, além de 14 drones. A entrega faz parte das ações de fortalecimento do trabalho do órgão para uma atuação mais eficaz.

A pauta ambiental no Piauí também será fortalecida por meio da assinatura de sete decretos, além de termos de adesão a programas e órgãos parceiros das ações da Semarh.

A data de lançamento do ECO Piauí é em alusão ainda ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda (05).

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: