Dados divulgados pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT) apontam que, de janeiro a maio de 2023, foram atendidas 3.979 ocorrências de vítimas de acidentes no trânsito. Desse total, 86% (3.452) são envolvendo vítimas com motocicleta. Este meio de transporte é o principal responsável pelos atendimentos de urgência realizados no HUT.
Somente no mês de maio deste ano, dos 918 atendimentos envolvendo vítimas de trânsito, 789 eram relacionados à moto, um aumento de 10% em relação ao mesmo mês de 2022. Apenas 26 das ocorrências eram relacionadas a carros, e 95 dos atendimentos eram em decorrência de atropelamentos.
Em maio, mês que acontece a campanha “Maio Amarelo” e que visa justamente chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, o Hospital registrou um aumento de 12% nos casos de acidentes de trânsito, o maior número desde dezembro do ano de 2020.
Leia também: Operação Leviatã: polícia cumpre 14 mandados em Teresina e apreende armas
O médico Anderson Dantas, diretor-geral do HUT, destaca que os motociclistas são os mais vulneráveis a sofrer lesões no caso de se envolver em um sinistro de trânsito. “Cerca de 43% das vítimas exigem internação e cirurgias por lesões ósseas ligadas a fraturas de pernas, braços e quadril até lesões mais complexas como traumas cranianos, faciais e torácicos”, revela.
Em mais de 70% dos acidentes, o condutor é do sexo masculino. A maioria dos casos está concentrada em pessoas entre 21 a 40 anos. Dados da Unidade Estatística mostram ainda que 72%, maior parte desses motoristas, motociclistas e pedestres envolvidos em acidentes aconteceram em Teresina, 22% são do interior do Estado e 6% de outras cidades, sobretudo da região dos cocais Maranhense.