Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai em nós a vossa graça, para que, correndo ao encontro das vossas promessas, mereçamos participar dos bens celestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
- Primeira Leitura - Jó 42, 1-3. 5-6. 12-16
- Salmo - Sl 118
- Evangelho - Lc 10, 17-24
1Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 2“Reconheço que podes tudo e que para ti nenhum pensamento é oculto. — 3Quem é esse que ofusca a Providência, sem nada entender? — Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. 5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar, mas, agora, eu o vejo com meus olhos. 6Por isso me retrato e faço penitência no pó e na cinza”. ...
— Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos! \n— Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade! \n— Sei que os vossos julgamentos são corretos, e com justiça me provastes, ó Senhor! \n— Porque mandastes, tudo existe até agora; todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem! \n— Sou vosso servo: concedei-me inteligência, para que eu possa compreender vossa Aliança! \n— Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos
Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago...24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.
Concedei-nos, Deus de misericórdia, que vos agrade esta nossa oblação e que ela nos abra a fonte de toda bênção. Por Cristo, nosso Senhor.
Fazei, Senhor, que este sacramento celeste renove inteiramente a nossa vida, para que, anunciando a morte de Cristo, possamos participar de sua herança gloriosa. Ele, que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Junto aos rios da Babilônia nos sentávamos chorando, com saudades de Sião. (Cf. LH: Sl 136, 1)