Introdução: Hoje celebramos a festa dos Santos Apóstolos São Simão e São Judas Tadeu, homens escolhidos por Deus para espalhar a Sua Palavra e construir a Igreja. A liturgia de hoje nos convida a refletir sobre a importância do testemunho e da missão dos apóstolos na difusão do Evangelho.
- Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 2, 19-22):
Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito. - Salmo 18:
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia. Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz. - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 6, 12-19):
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos... A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
Antífonas:
Entrada: Estes são homens santos que o Senhor escolheu com verdadeiro amor; deu-lhes a glória eterna.
Ofertório: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz. (Cf. LH: Sl 18, 5)
Comunhão: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, diz o Senhor; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. (Jo 14, 23)