Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mofo: perigo invisível para a saúde respiratória

Esse fungo, encontrado em vários locais, pode apresentar um sério perigo para a saúde, especialmente para indivíduos com condições respiratórias.

29/02/2024 às 15h36

29/02/2024 às 15h36

Em residência com alta umidade e ventilação inadequada, surge um inimigo invisível: o mofo. Esse fungo, encontrado em vários locais, pode apresentar um sério perigo para a saúde, especialmente para indivíduos com condições respiratórias.

O mofo, encontrado em vários locais, pode apresentar um sério perigo para a saúde - (divulgação) divulgação
O mofo, encontrado em vários locais, pode apresentar um sério perigo para a saúde

De acordo com o pneumologista Braulio Dyego o mofo é um dos grandes inimigos do aparelho respiratório.

"pode causar inúmeros problemas e muitas vezes é o inquilino indesejado, é o inimigo invisível que a gente quase não consegue perceber e que causa sintomas frequentes em pacientes que sofrem de problemas respiratórios", disse o médico.

Os efeitos do mofo na saúde são variados. Ele pode causar irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões, levando a sintomas como tosse, espirros, coriza, dor de garganta, coceira nos olhos e irritação na pele. Em pessoas com alergia, o mofo pode desencadear ou piorar sintomas como rinite alérgica, conjuntivite alérgica e asma.

Em casos mais graves, a exposição ao mofo pode contribuir para o desenvolvimento de doenças respiratórias como bronquite, pneumonia e até mesmo infecções fúngicas pulmonares. Pessoas com sistema imunológico debilitado, como crianças, idosos e portadores de doenças crônicas suscetíveis a essas doenças. O pneumologista fala que se não tratado, pode levar a morte.

"Pode desenvolver a falta de ar, diminuição na saturação do sangue e pode levar a morte, inclusive é muito comum encontrar esse tipo de paciente em fila de transplante.", comenta o Braulio.

A melhor forma de se proteger contra o mofo é através da prevenção. Controlar a umidade do ambiente, manter a ventilação adequada, eliminar o mofo de superfícies com água e sabão e utilizar produtos específicos para matar os fungos são medidas essenciais.

Iasmin Saraiva