Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paralimpíadas: Brasil quebra recorde de medalhas em Paris

Com 85 medalhas garantidas, Brasil supera Tóquio 2020 e Rio 2016

07/09/2024 às 15h12

A delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 fez história ao conquistar o maior número de medalhas em uma única edição da competição. Com 85 medalhas garantidas até o momento, o país superou as marcas de 72 pódios das edições de Rio 2016 e Tóquio 2020. O recorde foi atingido durante a prova dos 200m da classe T37, com o fluminense Ricardo Mendonça ganhando a prata e o paulista Christian Gabriel levando o bronze. 

Paralimpíadas: Brasil quebra recorde de medalhas em Paris - (Ana Patrícia/CPB) Ana Patrícia/CPB
Paralimpíadas: Brasil quebra recorde de medalhas em Paris

O desempenho brasileiro nas Paralimpíadas de Paris conta, até agora, com 23 medalhas de ouro, 25 de prata e 37 de bronze. A primeira medalha paralímpica do Brasil foi conquistada em 1976, em Toronto. Desde então, o país tem acumulado resultados cada vez mais expressivos.

No atletismo, a maranhense Rayane Soares se tornou campeã paralímpica nos 400m da classe T13. Além de conquistar o ouro, a atleta quebrou o recorde mundial da prova, que perdurava desde 1995. Outro destaque foi o lançamento de disco da classe F52, no qual o paulista André Rocha garantiu o bronze, levando a 400ª medalha do Brasil em Jogos Paralímpicos.

O halterofilismo também trouxe conquistas para o Brasil. Mariana D’Andrea, da categoria até 73kg, assegurou o bicampeonato paralímpico ao levantar 148kg, estabelecendo um novo recorde. A atleta paulista superou competidoras de Uzbequistão e Turquia, que ficaram com prata e bronze, respectivamente.

Na canoagem, o piauiense Luís Carlos Cardoso conquistou sua segunda medalha paralímpica ao ganhar a prata nos 200m da classe KL1. Já Miqueias Rodrigues, estreante em Jogos, garantiu o bronze nos 200m da classe KL3. Esses resultados confirmam o fortalecimento do Brasil em várias modalidades nas Paralimpíadas de Paris.

O Brasil assegurou sete medalhas no judô em Paris 2024. Alana Maldonado conquistou o ouro na categoria até 70 kg (classe J2), e Brenda Freitas levou a prata na mesma categoria, na classe J1. Rosicleide Andrade garantiu o bronze na categoria até 48 kg. Marcelo Casanova, finalista na categoria até 90 kg, busca ainda mais uma medalha para o país.

Após dias de intensas disputas, os Jogos Paralímpicos de Paris chegam ao fim neste domingo (8), às 15h30 (horário de Brasília)

Com informações da Agência Gov


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral