Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pesquisa revela marcas com alto teor de álcool em pães de forma

Proteste divulgou as marcas com altos níveis que comprometem teste do bafômetro ; confira a lista

11/07/2024 às 12h25

Um estudo recente realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que algumas marcas de pães mais consumidas pelos brasileiros possuem alto teor alcoólico acima do limite de 0,5%. Segundo o estudo, comer três fatias das marcas apontadas pode ser o suficiente para levar motoristas a flagrante embriaguez em testes do bafômetro. O álcool presente nos pães de forma é devido ao processo de fermentação quando os açúcares da massa são transformados em gases e álcool etílico. 

Pesquisa revela marcas com alto teor de álcool em pães de forma - (Reprodução: Freepik) Reprodução: Freepik
Pesquisa revela marcas com alto teor de álcool em pães de forma

De acordo com a legislação brasileira, bebidas com teor de etanol acima de 0,5% são consideradas alcoólicas. Isso significa que comer duas fatias de pão dessas marcas poderia levar a um resultado positivo no bafômetro, mesmo que a pessoa não tenha consumido bebidas alcoólicas.

A pesquisa analisou 10 marcas, e encontrou teor alcoólico acima de 0,5% em três delas:

Visconti: 3,37%

Bauducco: 1,17%

Wickbold 5 Zeros: 0,89%

Outras marcas analisadas:

Wickbold Sem Glúten: 0,66%

Wickbold Leve: 0,52%

Panco: 0,51%

Seven Boys: 0,50%

Wickbold (tradicional): 0,35%

Plusvita: 0,16%

Pullman: 0,05%

Por que o pão de forma contém álcool?

Durante a produção do pão, ocorre um processo de fermentação natural, onde leveduras transformam açúcares em dióxido de carbono e álcool. Algumas empresas utilizam álcool etílico diluído como conservante para aumentar a vida útil do pão e prevenir o crescimento de mofo. Na maioria dos casos, esse álcool evapora durante o processo de cozimento.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral