Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí terá mais duas delegacias após reorganização da Polícia Civil

O decreto nº 22.223, que regulamenta as atribuições de todos os órgãos da Polícia Civil, foi publicado nesta terça-feira (18) pelo Governo do Estado.

19/07/2023 às 09h19

27/09/2023 às 19h36

Para promover maior segurança à população e ao combate ao crime, serão criadas mais duas delegacias do Piauí: em Cajueiro da Praia, no Norte do Estado, e em Baixa Grande do Ribeiro, Sul do Estado. A criação ocorrerá após reorganização da Polícia Civil. O decreto nº 22.223, que regulamenta as atribuições de todos os órgãos da Polícia Civil do Piauí, foi publicado nesta terça-feira (18) pelo Governo do Estado.

Leia também: “Foi um caso isolado”, diz delegado sobre os seis homicídios registrados em menos de 24h em Teresina

Dentre os principais pontos do decreto estão a regulamentação da estrutura organizacional da instituição, sendo agora constituída pelas Delegacia-Geral (DGPC), Corregedoria-Geral (CGPC), Academia da Polícia Civil (Acadepol) e Departamento de Polícia Científica (DEPOC).

Acesse o decreto aqui.

 - (Reprodução/Polícia Civil do Estado do Piauí) Reprodução/Polícia Civil do Estado do Piauí

As Delegacias Seccionais do interior passam a ser também organizadas por categorias, tendo sido criadas as estruturas necessárias para a atuação da PC-PI em todas as Áreas Integradas de Segurança Pública do Estado (AISP’s).

Logo, essas delegacias, nas maiores cidades do interior do estado, passam a ter divisões especializadas para o combate aos crimes de homicídio e tráfico, bem como, para o acolhimento de vítimas vulneráveis. Além disso, outro ponto positivo, é o da implementação das gratificações de acordo com as funções exercidas pelos policiais.

De acordo com o Delegado-Geral, Luccy Keiko Paraíba, o decreto traz inúmeros avanços à gestão da PC-PI com a criação das estruturas necessárias para o desenvolvimento do trabalho de repressão de condutas delituosas praticadas em todo o estado. Sendo assim, os objetivos de reduzir a criminalidade e promover um atendimento de excelência ao cidadão piauiense crescem na administração profissional da instituição. A segurança aumenta em todo o estado com a resolução de crimes, prisões, apreensões e atendimento aos cidadãos.

Mais sobre: