Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após apagão, abastecimento de água é normalizado em bairros da zona Norte

Informação foi confirmada pela Águas de Teresina. Além do Piauí, mais 24 estados e o Distrito Federal sofreram um apagão na manhã desta terça-feira (15).

15/08/2023 às 08h58

27/09/2023 às 12h22

Atualizada às 14h

A Águas de Teresina informou, por volta das 14h desta terça-feira (15), que a Estação de Tratamento de Água - ETA Norte já teve seus sistemas elétricos restabelecidos e o abastecimento dos bairros atendidos pela unidade está sendo retomado de forma gradativa. 

O retorno do abastecimento beneficia moradores dos bairros Jacinta Andrade, Parque Wall Ferraz, Parque Sthael, Santa rosa, Santa Maria da Codipi, Santa Maria das Vassouras, Parque Brasil, Monte Verde, Monte Alegre, Chapadinha Norte, Residencial Francisca Trindade e Parque Firmino Filho.

Contudo, a Estação de Tratamento de Água – ETA Sul continua com os sistemas de distribuição de água desligados e, segundo a concessionária, só retornarão a operar após a energia elétrica ser totalmente reestabelecida na capital.

A concessionária reforça que está abastecendo prioritariamente com carro-pipa os hospitais e as Unidades Básicas de Saúde de Teresina.

Atualizada às 10h30min

O fornecimento de água em Teresina foi temporariamente interrompido em razão do apagão que atinge o Piauí nesta manhã (15). A informação foi confirmada pela Águas de Teresina, concessionária dos serviços de água e esgoto da capital. A empresa não deu uma previsão para que o fornecimento de água seja restabelecido, já que isso depende da regularização do fornecimento de energia. A Águas de Teresina destacou ainda que os canais oficiais de atendimento estão indisponíveis.

Por conta da falta de luz, o fornecimento de água em Teresina foi interrompido - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Por conta da falta de luz, o fornecimento de água em Teresina foi interrompido

Iniciada às 08h58min

Os teresinenses foram surpreendidos na manhã desta terça-feira (15) com uma queda de energia. Relatos obtidos pelo Portalodia.com informam que a falta de luz se estende a toda a cidade, afetando vários bairros em diferentes regiões. Instituições como a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por exemplo, encontram-se sem fornecimento assim como as demais áreas na zona urbana da cidade.

Leia também: Apagão atinge 13 municípios do Piauí e 9 do Maranhão; Chesf resolveu o problema

Falta de energia atinge toda Teresina e diversos estados brasileiros - (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil
Falta de energia atinge toda Teresina e diversos estados brasileiros

Nas redes sociais, os usuários relatam que a falta de energia também atinge outros estados. "Salvador com falta de luz?", questionou um internauta no Twitter. Outro usuário comentou "Rio de Janeiro sem energia. Alguém confirma se foi em toda a cidade mesmo?". "Alguém sem energia? Aqui em Balsas não tem", informou um internauta no Maranhão. Há registro de falta de energia ainda em estados como Acre, Amapá, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Paraíba. Ao todo, 25 estados brasileiros e o Distrito Federal se encontram sem luz nesta manhã. Somente Roraima não foi atingido pelo apagão.

Aqui em Teresina, a falta de energia atinge não apenas os estabelecimentos e residências. O trânsito também ficou confuso em razão do apagão nos semáforos. Quem precisa transitar pelas principais avenidas da cidade encontra engarrafamentos.

Apagão foi provocado por ocorrência de abrangência nacional, diz Equatorial

A reportagem de O Dia procurou a Equatorial Piauí para saber mais informações sobre o apagão que atinge o estado. Por meio de nota, a empresa informou que houve o registro por volta das 8h30min desta terça-feira (15) da interrupção geral do fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional. Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema. 

A empresa informou ainda que em todos os estados em que há concessão do Grupo Equatorial (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), a normalização já foi iniciada. A Equatorial segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.

Quem também se pronunciou sobre o apagão foi a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS). O órgão esclareceu que todos os hospitais do Município possuem gerador que garante a manutenção do fornecimento de energia e o funcionamento das unidades de saúde durante a interrupção do fornecimento.