Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saiba quem é Bernardo Bello, bicheiro procurado pela polícia do Rio de Janeiro

Bernardo Bello ocupava o cargo de presidente na escola de samba Unidos de Vila Isabel

08/03/2024 às 12h06

No Rio de Janeiro, a Polícia Civil do Estado através da Operação Às de Ouros deflagrada na amanhã desta quinta-feira (7), deu abertura às buscas por Bernardo Bello, acusado de assassinar o advogado Carlos Daniel Ferreira Dias em 2022.

Agentes partiram para cumprir um total de 8 mandados de prisão, porém, 5 dos alvos já estavam encarcerados. Todos são acusados de participação no atentado contra Carlos Daniel. Os 8 indivíduos já tinham sido indiciados e denunciados pelo homicídio e agora também enfrentarão acusações por organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Saiba quem é Bernardo Bello, bicheiro procurado pela polícia do Rio de Janeiro - (Reprodução) Reprodução
Saiba quem é Bernardo Bello, bicheiro procurado pela polícia do Rio de Janeiro

Saiba quem é Bernardo Bello

Bernardo Bello Pimentel Barboza é identificado como um dos principais líderes do jogo do bicho no Rio de Janeiro. Ele assumiu esse posto após romper com sua esposa e toda a família dela, conhecida como o clã Garcia, em um processo marcado por violência, de acordo com as investigações. No meio dessa disputa, Bello ainda ocupou o cargo de presidente na escola de samba Unidos de Vila Isabel.

Ele enfrenta acusações relacionadas a quatro tipos de crimes em diferentes processos dentre eles, o homicídio de Alcebíades Paes Garcia, conhecido como Bid, tio de sua ex-esposa, Tamara, o assassinato do advogado Carlos Daniel Dias André, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Bernardo Bello - (Reprodução/Globoplay) Reprodução/Globoplay
Bernardo Bello

Bernardo Bello casou-se com Tamara Harrouche Garcia, filha de Waldermir Paes Garcia, apelidado de Maninho, que foi assassinado em setembro de 2004., Após a morte de Maninho, a rede de contravenção dos Garcias seria herdada por seu irmão, Bid. Em 2020, conforme relatado por Shanna Harrouche Garcia, irmã gêmea de Tamara, o cunhado brincou que retomaria os negócios. Em fevereiro, Bid foi assassinado.

Em janeiro de 2022, Bello, já identificado como o mandante do assassinato de Bid, foi detido pela Interpol na Colômbia, ele estava na lista da Difusão Vermelha (Red Notice), que inclui os mais procurados de cada país. A Justiça acatou a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e Bello se tornou réu. Bello permaneceu detido na Colômbia por 4 meses, até obter um habeas corpus, e retornou ao Brasil, onde aguarda o julgamento em liberdade pelo seu suposto envolvimento no atentado.

Quem é Carlos Daniel assassinado por Bernardo Bello

O advogado Carlos Daniel Dias André, de 41 anos, foi morto a tiros no bairro de Cafubá, na Região Oceânica de Niterói, na manhã de 31 de maio de 2022. Um indivíduo em uma motocicleta preta se aproximou do veículo que Carlos Daniel dirigia e disparou contra ele. O carro do advogado estava equipado com um dispositivo de GPS para rastrear seus movimentos.

Carlos Daniel, que era ex-policial civil, foi expulso da corporação em 2011, após ser detido pela Polícia Federal enquanto transportava traficantes que tentavam escapar do cerco à Favela da Rocinha, durante a implantação da UPP.

O advogado passou seis anos na prisão. Durante esse período, ele dedicou-se aos estudos, graduou-se em Direito e iniciou sua carreira na advocacia criminal. Especializou-se em execuções penais, representando tanto policiais quanto contraventores envolvidos com o jogo do bicho e máquinas caça-níqueis.

Carlos Daniel prestou serviços como advogado para a viúva do ex-capitão do Bope Adriano da Nóbrega (morto em confronto na Bahia, em fevereiro de 2020), Julia Lotufo. Em março do ano seguinte, Julia tornou-se alvo de investigação pelo Ministério Público, sob suspeita de lavagem de dinheiro e organização criminosa, relacionadas ao uso de recursos provenientes do espólio de Adriano.

Durante as negociações para um possível acordo de delação premiada, Carlos Daniel teria entrado no radar do contraventor Bernardo Bello, de acordo com as investigações.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral