Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação da PF combate emissão de diplomas falsos em Teresina

A operação visou desarticular um esquema ilegal de faculdades sem credenciamento que ofereciam cursos de graduação sem permissão do MEC

22/02/2024 às 14h37

22/02/2024 às 14h37

Um esquema criminoso responsável pela oferta irregular de cursos superiores e emissão de falsos diplomas foi desarticulado pela Polícia Federal durante a Operação Mendacius, deflagrada na quarta-feira (21) em Teresina (PI), Buriticupu (MA), Santa Inês (MA), Imperatriz (MA) e Porto Nacional (TO). 

Operação da PF combate emissão de diplomas falsos em Teresina - (Divulgação/PF) Divulgação/PF
Operação da PF combate emissão de diplomas falsos em Teresina

Segundo informações da PF, os dirigentes dessas instituições clandestinas alegavam ter parcerias com faculdades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para conceder os diplomas aos alunos após a conclusão dos cursos. Ao todo, foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão em residências e faculdades envolvidas. 

Os cursos oferecidos incluíam áreas como Serviço Social, Administração, Pedagogia e Letras, e muitos alunos foram enganados, acreditando estar frequentando cursos regulares que lhes garantiriam diplomas e a capacidade de exercer suas profissões legalmente. 

A investigação identificou uma série de crimes associados a essa rede criminosa, incluindo estelionato, falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, crime contra as relações de consumo, organização criminosa e lavagem de dinheiro. 

Foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão - (Divulgação/PF) Divulgação/PF
Foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão

Além disso, as contas bancárias, bens, veículos e imóveis dos envolvidos foram bloqueadas e apreendidas, a fim de garantir o ressarcimento das vítimas e evitar que os criminosos continuassem lucrando com suas atividades ilícitas.

Durante a operação, também houve a prisão em flagrante de um dos suspeitos por posse irregular de arma de fogo. A ação contou com a participação de 50 policiais federais dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

Com informações da Polícia Federal