Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia Federal investiga fraude na merenda escolar no interior do Piauí

Operação Prato Vazio: estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão. Justiça bloqueou R$ 200 em bens dos investigados.

08/02/2024 às 09h04

A Polícia Federal está investigando desvio de verba e lavagem de dinheiro praticados em uma licitação para compra de merenda escolar no município de Bom Princípio do Piauí. A operação foi denominada de Prato Vazio e consiste no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.

As investigações iniciaram após auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) que apontou vários indícios de fraude em dois processos licitatórios realizados pela Secretaria de Educação de Bom Princípio do Piauí em 2017 e 2019. Essas licitações tinham por objetivo a compra de merenda escolar no Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Durante as investigações, a Polícia Federal constatou que o proprietário da empresa vencedora do certame é parente do ex-gestor de Bom Princípio e que os alimentos adquiridos para a merenda escolar nunca foram entregues. A Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores estimados em cerca de R$ 200 mil. Este é o montante que teria sido desviado com a fraude na compra da merenda escolar.

Polícia Federal investiga fraude na merenda escolar no interior do Piauí - (Prefeitura de Goiania/ Divulgação) Prefeitura de Goiania/ Divulgação
Polícia Federal investiga fraude na merenda escolar no interior do Piauí

Em nota, a Polícia Federal informou que os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

A reportagem de O Dia está tentando contato com algum representante da Secretaria Municipal de Educação de Bom Princípio, mas até o momento ninguém foi encontrado. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.

12 pessoas foram presas por lavagem de dinheiro do tráfico

Esta é a segunda ação que a Polícia Federal do Piauí deflagra em um dia para combater crimes financeiros. Ontem (07), pelo menos 12 pessoas foram presas no Piauí e Maranhão acusadas de lavar dinheiro do tráfico de drogas. As investigações da Operação Led apontaram que os traficantes faziam transferências do dinheiro oriundo do tráfico para a conta de terceiros e que usavam os valores para pagarem fornecedores de entorpecentes nas fronteiras.

A Operação Led se concentrou também nos Estados do Ceará, São Paulo e Rondônia. No Piauí, foram cumpridos mandados em Luís Correia.

Com informações da Polícia Federal