Na madrugada deste domingo (29), um alto volume de chuva foi registrado na cidade de Picos, situada na região Sul do Piauí. Nas primeiras horas deste domingo (29), alguns bairros e vilas da cidade de Picos ficam alagados. Com isso, algumas pessoas tiveram que deixar suas casas em razão do alto nível das águas, o que poderia provocar danos maiores caso os moradores não se retirassem de suas residências.
Conforme a Defesa Civil Estadual, das 5h às 18h de domingo (29), foram registrados oito atendimentos em decorrência da forte chuva e 11 pessoas foram resgatadas de áreas de risco. Aos moradores que tiveram suas casas isoladas devido ao risco de novo desabamento, foi orientado que nesse momento, procurem um lugar seguro para ficar provisoriamente.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, por meio do 4º grupamento, realizou diversos atendimentos, em decorrência do temporal. “O primeiro registro foi no bairro São Vicente, quando um deslizamento de terra acabou atingindo quatro residências. Os moradores foram retirados com segurança e sem ferimentos. Todas as casas envolvidas no incidente foram isoladas”, explicou o capitão Allison Rangel, comandante do 4º grupamento do CBMEPI, em Picos.
Em seguida, por volta das 6h13, bombeiros militares fizeram a retirada de uma pessoa que acabou ficando ilhada em uma residência no bairro DNER, devido a um alagamento. Às 6h27, foi registrado um desabamento de encosta no bairro Centro, e às 8h45, um deslizamento de terra no bairro Paroquial, que resultou na queda de um muro de contenção que danificou parte de uma residência. A área foi isolada e os bombeiros militares fizeram as orientações necessárias aos moradores da região. Nenhuma pessoa ficou ferida.
Governo do Piauí mobiliza força-tarefa para apoiar moradores
A Secretaria de Estado da Defesa Civil informou enviou, ainda no domingo (29), equipes de Engenharia, Resposta e Assistência Social ao município de Picos para prestar toda a assistência à população atingida pelas fortes chuvas. O volume precipitado no município variou entre 130 mm na área urbana (Pluviômetro RedColab SEDEC) e 165 mm na área rural (Pluviômetro SEMARH/FETAG) em um intervalo de 2 horas e meia, evento categorizado como severo ou de alto risco. O volume foi o dobro do previsto para todo o mês de dezembro, que era de 84,8 milímetros.
Além disso, a pasta estadual ressaltou que, nesta segunda-feira (30), outras equipes da Defesa Civil estão se deslocando para o município e, juntamente com o Corpo de Bombeiros, seguem prestando assistência às famílias afetadas, bem como avaliando os danos causados e fornecendo orientações de prevenção e segurança aos moradores.
Climatologista explica o fenômeno
A climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh, explicou que a incidência do forte volume de chuvas registrado se deu em razão de uma combinação de fatores climáticos específicos.
“Primeiro, nós tivemos um esquentamento bem relevante essa semana, aquele em Picos e no entorno, além disso, tivemos ontem a entrada de uma umidade em virtude de um VKAM que está estacionado no Atlântico e que ele conseguiu empurrar umidade para dentro do território pela divisa do Pernambuco com Piauí e pela divisa do Ceará com Piauí”, disse.
Ela destacou ainda que por conta do fenômeno atípico uma grande concentração de chuvas se formou na região. “Essa unidade, ao encontrar com esse território aquecido, ele acendeu para as camadas mais elevadas da troposfera, que é essa parte mais próxima da superfície. Diante disso, formou uma área de estabilidade, respondendo a chuvas rápidas, intensas e com potencial também de ventos alterados, raios e trovoadas”, concluiu.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.