Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Casal de idosos morre após ataque de abelhas no interior do Piauí

O Corpo de Bombeiros recomenda que, em caso de identificação dos animais, a sugestão é que a população se afaste do local de forma imediata.

25/05/2023 às 10h57

28/09/2023 às 12h35

Um casal de idosos identificados como Enoque Serafim, de 83 anos, e Rita Úrsula, de 72 anos, morreram após serem atacados por um enxame de abelhas em Jacobina do Piauí, distante a 450 KM de Teresina. O incidente aconteceu na tarde dessa terça-feira (23).

Ao O Dia, a sobrinha dos idosos, Marta Oliveira, informou que as vítimas estavam na propriedade particular do casal, quando resolveram por irem para a roça quando o ataque aconteceu. As abelhas atacaram inicialmente seu Enoque Serafim, que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Na ação, Rita Úrsula foi atacada logo depois.

Casal de idosos morre após ataque de abelhas no Piauí - (Reprodução) Reprodução
Casal de idosos morre após ataque de abelhas no Piauí

Conforme as informações, a idosa conseguiu se evadir do local após gritar socorro e ser socorrida por uma terceira pessoa que estava vestida com equipamentos de proteção individual contra as abelhas.

A mulher foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhada para o Pronto-Socorro da cidade de Jacobina do Piauí, mas pela gravidade do caso teve que ser transferida para o município vizinho de Paulistana. Entretanto, a equipe médica encaminhou a mulher para Picos, onde também não resistiu e faleceu na madrugada dessa quarta-feira (24).

Ainda segundo as informações, o velório do casal está ocorrendo na manhã quinta-feira (25), com previsão de sepultamento ao final do dia.

O que fazer em caso de ataque por abelhas

O Corpo de Bombeiros recomenda que, em caso de identificação de conglomerado de abelhas, a sugestão é que a população se afaste do local de forma imediata, evitando o contato direto. Além disso, o uso de fogo ou fumaça para espantar os animais não é recomendado. Dessa forma, a recomendação é que, em caso iminente de ataque, chamar o Corpo de Bombeiros ou algum apicultor para realizar os procedimentos adequados.

Caso a pessoa seja picada pelo animal, vindo a ter várias marcas pelo corpo, a indicação é procurar atendimento médico. Em caso de crianças, idoso ou pessoas alérgicas, elas devem ser encaminhadas urgentemente ao hospital.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: