Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Gerente de penitenciária é exonerada após fuga de 17 presos em Bom Jesus

O policial penal Aliomar Teixeira assumiu a gerência da prisão de forma interina.

20/02/2024 às 15h54

Denyse Costa e Silva, gerente da penitenciária Dom Abel Alonso Núñes, localizada na cidade de Bom Jesus, Sul do Estado, foi exonerada do cargo. A decisão veio a tona horas após 17 presos terem fugido da unidade prisional. A medida consta no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira (19) em edição suplementar.

Além dela, o gerente-adjunto da penitenciária, Denis Ferreira de Sousa, também foi exonerado do cargo. O policial penal Aliomar Teixeira assumiu a gerência da prisão de forma interina.

Gerente de penitenciária é exonerada após fuga de 17 presos em Bom Jesus - (Divulgação/Sejus) Divulgação/Sejus
Gerente de penitenciária é exonerada após fuga de 17 presos em Bom Jesus

Vale destacar que o Grupo Tático Prisional (GTP) da Polícia Penal do Piauí, composta por um grupo especial de 16 policiais, será responsável pelas intervenções e demais procedimentos na unidade.

Ao O Dia, o secretário de Justiça do Piauí, Cel. Carlos Augusto, afirmou que a pasta, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), está emprenhada em recapturar todos os presos que lograram fuga da prisão.

Desde que houve o empreendimento de fuga na penitenciária de Bom Jesus nós mobilizamos todas as forças de segurança da região, também pedimos apoio das forças de Teresina, por meio do secretário Chico Lucas e ao comandante da Polícia Militar, bem como deslocamos nossas tropas de operações especiais e já conseguimos recapturar quatro pessoas

Cel. Carlos AugustoSecretário de Justiça

Fuga de presos em Bom Jesus

17 detentos fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez da cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí, nesta segunda-feira (19). Segundo informações, os foragidos arrombaram um cadeado e fizeram buracos nos muros de contenção para realizar a fuga. Quatro dos 17 fugitivos já foram recapturados pela Secretaria de Estados de Justiça (Sejus).

Os recapturados foram identificados como: Jociel da Silva, Anderson da Costa, Rafael do Nascimento da Silva e Rosivaldo Florentino. Os três primeiros foram presos pelo crime de roubo e o último pelo crime de homicídio. Informações preliminares apontam que os foragidos arrombaram um cadeado e fizeram buracos nos muros de contenção para realizar a fuga.

Cel. Carlos Augusto ressalta que os esforços irão continuar até a recaptura de todos os apenados. “Conhecemos todos e sabemos onde moram [...]. Estamos nesse momento averiguando vários informes da população, e como disse: as forças de segurança darão a resposta a isso”, finalizou.

A Sejus pede ainda que, caso a população tenha informações dos foragidos, faça uma denúncia anônima através dos telefones:

Penitenciária de Bom Jesus - (89) 98133-7432

Polícia Militar de Bom Jesus - (89) 98137-9207

Diretoria de Administração Penitenciária - (86) 99488 8133

Polícia Militar - 190

Com edição de Nathalia Amaral.