Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incêndio em Canto do Buriti destruiu área equivalente a mais de oito mil campos de futebol

Segundo relatório emitido na manhã desta quinta-feira (24), a área devastada corresponde a cerca de 9.012 hectares.

24/08/2023 às 09h13

28/09/2023 às 14h17

Atualizada às 12h05

De acordo com dados do relatório divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), cerca de 9.012 hectares foram destruídos no incêndio florestal que atingiu assentamento Santa Clara do município de Canto do Buriti, no Sul do Estado. O número equivale a mais de oito mil campos de futebol de vegetação devastada.

Ainda segundo a Semarh, o fogo foi controlado às 00h30 desta quinta. As condições climáticas já apresentam estabilidade, com a média de temperatura de 35° e 33% de umidade relativa do ar, e facilitaram o controle das chamas. Controlado, o fogo não chegou à Unidade de conservação do Parque Nacional Serra das Confusões.

Para a execução do trabalho, atuaram 40 agentes dos órgãos competentes envolvidos na missão, e mais 20 voluntários das comunidades da região. Foram utilizados ainda um helicóptero, enviado ao local nessa quarta (23), e seis pickups. Após reunião de avaliação, foi decidido que haverá necessidade de retorno para monitoramento da área.

O êxito da ação de combate ao fogo se deve ao trabalho do Corpo de Bombeiros, com apoio dos demais órgãos competentes: Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), PREVFOGO Ibama, Polícia Militar e Brigada de Incêndio do Assentamento Santa Clara. A missão contou ainda com apoio da Associação de Mulheres da comunidade, Batalhão Tático Aeropolicial (BOPAER), voluntários da região, prefeituras de Canto do Buriti, Eliseu Martins e Colônia de Gurguéia e empresas da região.

Matéria original

Um incêndio de grandes proporções está atingindo desde esta quarta-feira (23) o povoado Santa Clara, no município de Canto do Buriti cidade que fica a 412 km de Teresina, no Sul do Estado. O fogo tem se concentrado na referida cidade, porém a mancha de poluição atmosférica já atingiu áreas de outras cinco cidades da região: Elizeu Martins, Colônia do Gurguéia, Alvorada do Gurguéia, Manoel Emídio e Sebastião Leal

Incêndio de grandes proporções é registrado em Canto do Buriti. - (Reprodução / Redes Sociais) Reprodução / Redes Sociais
Incêndio de grandes proporções é registrado em Canto do Buriti.

A área atingida fica a apenas 12 km da Serra das Confusões, uma unidade de conservação e proteção à natureza. Bombeiros estão no município tentando controlar as chamas. A localidade fica a 65 km da zona urbana de Canto do Buriti. Um mapeamento feito pelo instituto BD Queimadas revela ainda que há focos de incêndios nas cidades de Itaueira, Floriano, Cristino Castro e Santa Luz.

Ainda não se sabe as causas do fogo, porém não está descartada a hipótese das chamas terem iniciado de forma intencional. De acordo com a Polícia Militar (PM) do Piauí, o Comando de Aviação e Operações Aéreas (COPAer) enviou o helicóptero para dar apoio ao Corpo de Bombeiros no combate às queimadas na região de Canto do Buriti.

Equipes de combate ao fogo já estão na cidade para controlar as chamas. - (Reprodução / Redes Sociais) Reprodução / Redes Sociais
Equipes de combate ao fogo já estão na cidade para controlar as chamas.
Helicóptero é usado para controlar incêndios em Canto do Buriti. - (Divulgação / PM) Divulgação / PM
Helicóptero é usado para controlar incêndios em Canto do Buriti.

O Coronel Gomes, gerente de Operações Aéreas da SSP, a aeronave atua no combate ao fogo com o sistema de bambi-bucket, bolsa que coleta 540 litros de água e joga direto nas chamas.

“Uma outra maneira que a aeronave pode ser usada é no transporte de tropa de bombeiros e brigadistas para combater o incêndio naquele local, que pode ser distante, ou de difícil acesso. Leva aquela equipe para o combate terrestre”, explicou o Coronel Gomes.

O incêndio tem causado a liberação de Dióxido de Nitrogênio (NO2), um poluente atmosférico derivado da queima de combustíveis fósseis e da biomassa. O mapa acima mostra a expansão de uma mancha de poluição decorrente do incêndio em Canto do Buriti. A imagem é uma representação espacial da mancha de poluição atmosférica foi possibilitada por meio de imagens do Satélite Sentinel 5P.

A população dessa região deve ficar alerta pois a combinação de tempo quente e seco e um ar poluído pode trazer efeitos danosos à saúde humana.

Veja o vídeo:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação