Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 60 aves são resgatadas em cativeiro no interior do Piauí

Durante operação do Batalhão Ambiental nesta quinta-feira (07), 30 aves foram resgatadas em União e outras 34 foram capturadas na cidade de Altos

08/03/2024 às 07h34

O Batalhão de Polícia Ambiental realizou o resgate de 64 de aves silvestres em situação de cativeiros nos municípios de União e Altos. As apreensões ocorreram nesta quinta-feira (07), em meio a novas denúncias e flagrantes de gaiolas em portas de residências. O BPA utilizou drones na tentativa de identificar gaiolas em quintais e em corredores de residências.

Aves silvestres são resgatadas em cativeiro no interior do Piauí - (Divulgação / BPA) Divulgação / BPA
Aves silvestres são resgatadas em cativeiro no interior do Piauí

A utilização de um patrulhamento aéreo se deu visto que, com as fiscalizações, as pessoas tendem a esconder os animais criados ilegalmente. Foram 30 aves resgatadas em União e outras 34 em Altos. O sargento Israel Rodrigues afirmou que a apreensão faz parte de um conjunto de ações do BPA, após um aumento no número de denúncias.

"A operação ainda continua aqui na cidade de União por conta da grande quantidade de denúncias. Na primeira operação, a gente teve aquela apreensão de mais de 50 pássaros e durante a semana com a divulgação, recebemos mais denúncias. E hoje, como foi deflagrado a operação Força Total, que acontece no Brasil todo, o comandante do batalhão resolveu mandar novamente as equipes aqui para União para continuar a fiscalização contra esse crime ambiental que é de estar guardando animais silvestres em casa. Nesse caso, a gente está fiscalizando mais pássaros”, destacou o sargento. 

Aves silvestres são resgatadas em cativeiro no interior do Piauí. - (Divulgação / BPA) Divulgação / BPA
Aves silvestres são resgatadas em cativeiro no interior do Piauí.

Com a fiscalização, muitas pessoas estão procurando esconder os animais, o que tem dificultado a fiscalização. “Como já começou as fiscalizações assim já tá um pouco mais difícil a gente ficar visualizando os animais que eles tinham costume de colocar nas portas de casa, mas agora eles já estão, como a viatura entra na cidade, rapidamente eles espalham nos grupos deles e criadores de pássaros e já começam a esconder os animais nos banheiros, nos quartos e a gente está encontrando agora essa dificuldade, mas mesmo assim a gente está obtendo êxito", informou.

Os animais em estado de mansidão foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Bio Parque Zoobotânico em Teresina. As gaiolas apreendidas foram descartadas.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Na capital, Polícia apreendeu 200 galos em uma rinha em um sítio

Na ultima quinta-feira (29) a Polícia Civil apreendeu 200 galos em um rinha que funcionava dentro de um sítio, na zona rural de Teresina. Os animais foram avaliados em cerca de R$ 500 mil. A suspeita é de que a rinha funcionava como fonte de arrecadação para subsidiar as atividades de uma organização criminosa.  

Polícia apreende 200 galos em rinha na zona rural de Teresina - (Divulgação/Polícia Civil) Divulgação/Polícia Civil
Polícia apreende 200 galos em rinha na zona rural de Teresina

As apreensões foram realizadas durante a operação DRACO 97, que teve como objetivo de dar cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão em desfavor de membros de uma organização criminosa que atuava na zona sul de Teresina. Durante a ação, quatro pessoas foram presas, e foram apreendidas drogas, armas, veículos e munições.

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.