Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Massapê do Piauí: Barragem rompe e deixa famílias isoladas e sem energia

Bairros da cidade ficaram sem energia elétrica; não há registros de vítimas fatais.

02/04/2024 às 07h31

A barragem da Ingazeira, situada na zona rural do município de Massapê do Piauí, no sul do Estado, rompeu na tarde desta segunda-feira (1º). O rompimento provocou o alagamento de áreas residenciais, deixando famílias isoladas. Bairros da cidade ficaram sem energia elétrica por conta dos postes, que foram levados pela força da água. De acordo com a Defesa Civil do Piauí, não foram registradas vítimas fatais.

Barragem da Ingazeira rompe em Massapê do Piauí. - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Barragem da Ingazeira rompe em Massapê do Piauí.

A barragem já transbordava há alguns dias. Porém, o volume de água aumentou ainda mais após as fortes chuvas registradas na região desde a noite do último domingo (31) e na madrugada desta segunda-feira (1º).O sangradouro não foi suficiente para o escoamento de toda a água, que acabou danificando a estrutura de uma das paredes da barragem. Por volta das 14h, a parede começou a se romper.

O diretor de Prevenção e Mitigação Defesa Civil do Estado, Werton Costa, afirmou que o rompimento causou danos materiais ao município, porém - e felizmente - sem vítimas fatais. “As informações que nós temos são de prejuízos materiais e infraestruturais, que dificultam a acessibilidade e mobilidade para a comunidade, como estradas vicinais destruídas. Além de postes de eletricidade totalmente destruídos. É uma barragem que é de pequeno porte, mas que foi rompida de forma violenta", detalhou Werton. 

Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação Defesa Civil do Estado - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação Defesa Civil do Estado

"Uma equipe da Defesa Civil vai se deslocar para dar assistência às comunidades. Um número considerável de famílias foi atingida, mas a prefeitura não soube precisar esse quantitativo”, complementou Werton Costa. O prefeito de Massapê do Piauí, Rivaldo Carvalho, pediu à população cautela e cuidado para evitar riscos de ocorrências mais graves.

Apesar da seriedade do rompimento da barragem, não houve feridos e nem foram constatados maiores prejuízos para as localidades nas proximidades. Estamos em constantes vistorias e monitoramento das áreas e da população. Neste momento, fazemos um apelo à população local, para que se mantenham em locais seguros.

Rivaldo Carvalhoprefeito de Massapê do Piauí

Município havia antecipado férias escolares por causa das chuvas

A Prefeitura de Massapê do Piauí e a Secretaria Municipal de Educação haviam antecipado as férias escolares nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Com a decisão, as férias que iriam ocorrer no mês de julho, foram antecipadas para o período de 15 de março a 29 de março de 2024. Conforme o Decreto n° 09/2024, por conta das fortes chuvas que assolaram o município nas últimas semanas, as estradas foram danificadas, impossibilitando o transporte de alunos até as unidades escolares. O Decreto considerou a necessidade de reparos emergenciais nas estradas.

O objetivo da readequação do calendário escolar foi garantir que este ano letivo seja devidamente cumprido, de forma que os alunos não sofram prejuízo no aprendizado. No município, em virtude das chuvas, rios e riachos registraram cheias e diversas barragens transbordaram. Em virtude disso, o acesso de carro a parte das comunidades ficou comprometido e as aulas haviam sido suspensas desde o dia 22 de fevereiro. 

Prefeitura orienta moradores a deixarem áreas com risco de inundação

A Prefeitura de Massapê do Piauí divulgou nota em que orienta os moradores a deixarem os locais com risco de inundação e procurarem lugares mais seguros, como forma de prevenir ocorrências mais graves.

"Diante das fortes chuvas, do aumento no volume de água dos Rios Boa Esperança e Boa Vista e outros riachos, e do rompimento da barragem de Ingazeira, ocorrido na tarde desta segunda-feira, 1º de abril, a prefeitura de Massapê do Piauí alerta à população sobre os riscos de inundação de áreas habitadas, sobretudo as localizadas nas proximidades de rios e riachos. Orientamos à população a deixarem as áreas suscetíveis a inundação e buscarem locais seguros como forma de prevenção a ocorrências mais graves".

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.