Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação conjunta do ICMBio e PRF resgata animais silvestres e combate a caça ilegal no Piauí e Ceará

Rondas ostensivas em pontos estratégicos foram determinantes para identificação dos casos de caça e tráfico de animais silvestres.

17/05/2023 às 09h07

26/09/2023 às 06h16

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF), juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou uma operação que culminou na recuperação da fauna brasileira e autuação de pessoas que mantinham em cativeiro aves sem autorização legal. A operação foi realizada entre os dias 8 e 12 de maio nos estados do Piauí e Ceará.

Na ação, os agentes conseguiram resgatar cerca de 80 aves silvestres, que estavam sendo mantidas em cativeiro ilegalmente. A PRF pontuou ainda que rondas ostensivas em pontos estratégicos foram determinantes para identificação dos casos de caça e tráfico de animais silvestres.

Cerca de 80 animais em cativeiro foram resgatados na operação - (Divulgação/PRF) Divulgação/PRF
Cerca de 80 animais em cativeiro foram resgatados na operação

Além disso, pelo menos cinco pessoas foram autuadas por manter em cativeiro, sem qualquer permissão, licença ou autorização do órgão ambiental os animais resgatados. Ainda conforme a ação conjunta, as pessoas autuadas se comprometeram a comparecer em audiência judicial para responderem pelos delitos.

A Operação Outono 2023, por meio do Parque Nacional de Sete Cidades e da Área de Proteção Ambiental Serra da Ibiapaba, teve como foco os municípios de Piracuruca, Brasileira, Piripiri e Pedro II no Piauí, Viçosa do Ceará e Granja no Ceará.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: