Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia Federal investiga desvio de recursos da Saúde em Valença do Piauí

Operação Epílogo: ação conjunta com a CGU aponta evidências de superfaturamento em licitações.

14/03/2024 às 09h26

Foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (14) pela Polícia Federal a Operação Epílogo, que visa coibir crime de desvio de recursos públicos destinados para a área da Saúde no município de Valença do Piauí. A ação mobiliza policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União (CGU), que cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados, além de residências e empresas.

A Polícia Federal efetua ainda o sequestro de bens dos alvos da operação, conforme determinação da 1ª Vara Federal Criminal do Piauí. Em nota, a PF explicou que a Operação Epílogo iniciou após denúncias recebidas tanto pela polícia quanto pela CGU informando irregularidade na contratação de serviços por parte do ente público em Valença.

Polícia Federal investiga desvio de recursos da Saúde em Valença do Piauí - (Divulgação/Polícia Federal) Divulgação/Polícia Federal
Polícia Federal investiga desvio de recursos da Saúde em Valença do Piauí

As análises evidenciaram a ocorrência de superfaturamento na execução de serviços de manutenção preventiva e corretiva em prédios públicos contratados pelo Município mediante a ata de registros de preço. Essa ata, posteriormente, foi objeto de adesão por outro motivo vizinho.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, os dados financeiros evidenciaram a ocorrência de movimentações envolvendo a empresa contratada e ex-agentes públicos ligados aos municípios contratantes. Essas movimentações tinham “características de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro”, disse a PF em nota.

As investigações apontaram ainda que as irregularidades alegadamente cometidas pelos agentes públicos têm impacto direto para a população dos municípios envolvidos nos desvios, já que resultam em obras não executadas ou executadas de forma precária em prédios públicos, impossibilitando inclusive que unidades de saúde tenham condições físicas necessárias para atendimento aos pacientes e trabalho dos profissionais que nemas atuam.

Polícia Federal investiga desvio de recursos da Saúde em Valença do Piauí - (Divulgação/Polícia Federal) Divulgação/Polícia Federal
Polícia Federal investiga desvio de recursos da Saúde em Valença do Piauí

“O objetivo da ação de hoje é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados da Saúde”, finaliza a Polícia Federal.

Os investigados na Operação Epílogo poderão responder por crimes licitatórios, crimes contra a Administração Pública, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A reportagem de O Dia está tentando contato com algum representante da Prefeitura de Valença para se manifestar sobre a ação da Polícia Federal. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.

______________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Polícia Federal e Controladoria Geral da União