A Prefeitura de Piripiri anunciou o cancelamento do Corso Pery Pery 2025, evento tradicional do município, em cumprimento a uma recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). A decisão, comunicada ao órgão ministerial nesta quinta-feira (26), foi tomada após o MPPI apontar irregularidades e riscos ambientais e sociais relacionados à festividade.
O MPPI, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri, motivou a recomendação devido à presença do “Caminhão do Hulk”, um grande paredão de som que percorre a cidade com volume elevado, desrespeitando limites legais. A decisão também se baseia em uma sentença judicial de 2022, que proíbe a autorização de eventos com som automotivo sem licenciamento ambiental prévio.

Além disso, o Ministério Público havia recebido diversas reclamações de moradores das áreas do percurso do Corso, incluindo idosos, enfermos, responsáveis por pessoas com sensibilidade auditiva, protetores de animais e unidades de saúde.
O promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, titular da 3ª Promotoria de Justiça, destacou que a atuação do MPPI visa garantir que eventos públicos ou privados respeitem as normas ambientais, de segurança e de bem-estar social.
Ribeiro ainda ressaltou que a essência do Corso Pery Pery, que originalmente era um evento voltado para concursos de fantasias, desfiles de carros alegóricos e outras manifestações culturais, foi distorcida ao longo dos anos.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.