O nível do Rio Parnaíba, na cidade de Uruçuí, subiu e ultrapassou a calha, ou seja, o leito onde o fluxo principal da água corre durante a cheia. O transbordamento acabou fazendo com que a água invadisse casas e estabelecimentos comerciais nas comunidades ribeirinhas que margeiam o leito do rio. Apesar de a área estar coberta pela água, a Prefeitura de Uruçuí diz que a situação está sob controle e que não há registros de feridos.

De acordo com o prefeito Gilberto Júnior, está cheia do Parnaíba é algo que já acontece comumente todos os anos quando o volume de chuva aumenta no Sul do Piauí. Por conta disso, a Prefeitura, juntamente com a Defesa Civil, já estava preparada para dar assistências às famílias atingidas e agiu com antecipação, retirando os moradores daquela região para evitar maiores danos.
“Não tivemos desabrigados. Apenas restaurantes que foram tomados pela água. Todos os anos isso acontece e nesse presente momento, não tem nada fora de controle. Já estamos tratando de conversar com as famílias e explicar por que elas precisaram sair dali. Agora, temos apenas uma família que ainda está resistente em deixar sua casa e isso é totalmente compreensível. Ninguém quer deixar para trás seus bens materiais. Mas estamos neste processo de convencimento”, explica Gilberto Júnior.

Por se tratar de algo que tradicionalmente ocorre todo início de ano, a cheia do Rio Parnaíba em Uruçuí não causou nenhum outro dano às residência e estabelecimentos locais além da perda do espaço e impossibilidade de seu uso. A Prefeitura de Uruçuí não informou quantas famílias foram atingidas, mas disse que elas estão recebendo a assistência necessária.
Radar está inoperante
O ponto de monitoramento do CPRM (Serviço Geológico Nacional), que coleta e envia os dados do nível dos rios na região de Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro está inoperante. A estação tem status "sem transmissão” no monitoramento em tempo real das Bacias Hidrográficas.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.