Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

VÍDEO: Jovem sofre descarga elétrica enquanto podava árvore em Piripiri

Durante a execução do serviço, a vítima acabou encostando em fios de alta tensão, sendo atingido pela corrente elétrica.

27/02/2024 às 17h24

28/02/2024 às 08h30

Um jovem identificado como Luiz Pereira de Lima Junior, de 26 anos, sofreu uma descarga elétrica durante a execução de um serviço de poda de árvore no bairro Caixa D’água, cidade de Piripiri, região Norte do Estado. Populares registraram o resgate do jovem, realizado pelo Corpo de Bombeiros. O caso foi registrado na manhã desta terça-feira (27). Veja o vídeo no final da matéria.

Ao O Dia, o tenente Pimentel, do Corpo de Bombeiros, afirmou que o jovem havia sido contratado para realizar a poda de árvore de uma residência particular. Durante a execução do serviço, a vítima acabou encostando em fios de alta tensão, sendo atingido pela corrente elétrica.

Jovem sofre descarga elétrica enquanto podava árvore em Piripiri - (Reprodução/Redes sociais) Reprodução/Redes sociais
Jovem sofre descarga elétrica enquanto podava árvore em Piripiri

Luiz Pereira teve algumas escoriações, como queimaduras de terceiro grau na região do abdômen e dos pés. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Regional de Piripiri. Informações do Corpo de Bombeiros afirmam ainda que ele deverá ser transferido para a cidade de Teresina.

Munido dos fatos, a Polícia Militar da cidade também foi acionada para isolar a área e controlar a circulação de pessoas. A Equatorial Piauí, concessionária responsável pelo gerenciamento da rede elétrica no Estado, também esteve no local para finalizar o serviço de poda.

VEJA O VÍDEO:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Dicas de segurança

O serviço de poda de árvore querer uma atenção redobrada durante sua execução, não apenas pela altitude que se encontram as copas das árvores, mas também pela periculosidade de aproximação com a rede elétrica. Para evitar riscos de descargas elétricas ao podar uma árvore próxima a fiações elétricas, siga estas recomendações:

1. Identifique a presença de fios elétricos: Antes de iniciar qualquer trabalho de poda, verifique se há fios elétricos próximos à árvore. Isso pode incluir fios de alta tensão, fios de serviço residencial ou de telecomunicações.

2. Contate a concessionária de energia: Se a árvore estiver próxima aos fios elétricos, entre em contato com a concessionária local de energia para solicitar orientações específicas e, se necessário, o desligamento temporário da eletricidade.

3. Contrate profissionais qualificados: Se a poda envolver o corte de galhos próximos à fiação elétrica, é recomendável contratar uma empresa de poda de árvores qualificada e com experiência em situações próximas a redes elétricas.

4. Utilize ferramentas adequadas: Certifique-se de usar ferramentas isoladas e não condutoras, como tesouras de poda com cabo de fibra de vidro, para evitar o risco de condução de eletricidade.

5. Mantenha distância segura: Mantenha uma distância segura dos fios elétricos durante a poda. Evite tocar a árvore, os galhos ou ferramentas de poda nos fios.

6. Evite condições climáticas adversas: Não realize trabalhos de poda durante condições climáticas adversas, como ventos fortes, chuvas ou tempestades, que podem aumentar o risco de acidentes.

7. Use equipamentos de proteção: Use equipamentos de proteção individual, como capacete, luvas de isolamento, óculos de proteção e botas antiderrapantes, para garantir sua segurança durante a poda.

8. Esteja ciente dos sinais de perigo: Esteja atento a sinais de perigo, como faíscas, zumbidos ou choques ao tocar na árvore ou nas ferramentas de poda. Se detectar algum desses sinais, interrompa imediatamente o trabalho e afaste-se do local.

Com edição de Nathalia Amaral.