O Brasil está de volta à corrida pelo Oscar! O filme nacional “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi pré-selecionado para a 97ª cerimônia do Oscar, disputando uma vaga na categoria Longa-Metragem Internacional. O longa, que está entre os 15 filmes escolhidos para avançar à próxima fase de votação, se destaca ao representar o Brasil no evento pela primeira vez desde 2008. Ao todo, 85 países e regiões enviaram seus filmes para a disputa, e agora, os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas terão a chance de votar nos filmes pré-selecionados.
Na etapa preliminar, membros da Academia de todos os ramos foram convidados a participar, e para votar, é necessário ter assistido a todos os 15 filmes que avançaram na categoria de Longa-Metragem Internacional. Além de “Ainda Estou Aqui”, outros títulos que disputam uma vaga na seleção final incluem filmes do Canadá, República Tcheca, França, Alemanha e diversos outros países.
Confira a lista completa dos filmes pré-selecionados para o Oscar 2025:
- “Ainda Estou Aqui” (Brasil)
- “Universal Language” (Canadá)
- “Waves” (República Tcheca)
- “The Girl with the Needle” (Dinamarca)
- “Emilia Pérez” (França)
- “The Seed of the Sacred Fig” (Alemanha)
- “Touch” (Islândia)
- “Kneecap” (Irlanda)
- “Vermiglio” (Itália)
- “Flow” (Letônia)
- “Armand” (Noruega)
- “From Ground Zero” (Palestina)
- “Dahomey” (Senegal)
- “How to Make Millions before Grandma Dies” (Tailândia)
- “Santosh” (Reino Unido)
O Sucesso de “Ainda Estou Aqui”
“Ainda Estou Aqui” vem conquistando grande reconhecimento. Em sua estreia, o filme rapidamente superou 2 milhões de espectadores, sendo um dos maiores sucessos de público no Brasil. Na última segunda-feira (9), o filme foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, o que marcou o retorno do Brasil à premiação após 20 anos. Além disso, Fernanda Torres recebeu uma indicação ao Globo de Ouro como Melhor Atriz, gerando comoção nas redes sociais.
No Critics Choice Awards, o filme também foi indicado na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Com essas indicações, “Ainda Estou Aqui” se solidifica como um dos principais concorrentes da temporada de prêmios, já sendo cotado para outras premiações, incluindo o Oscar 2025.
A adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, conhecido por “Feliz Ano Velho”, retrata a história de uma família durante a ditadura militar brasileira dos anos 1970, quando o pai da família é desaparecido por militares, e a mãe, interpretada por Fernanda Torres, luta durante décadas para encontrar respostas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.