Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ataque próximo a Moscou deixa 40 mortos e 100 feridos em casa de shows

Testemunhas relatam ter ouvido duas explosões, seguidas pelo início de um incêndio na casa de shows

22/03/2024 às 17h17

22/03/2024 às 17h17

Nesta sexta-feira (22), cinco homens armados atacaram uma casa de shows chamada ‘Crocus City Hall’, localizada em Krasnogorsk, nos arredores de Moscou, na Rússia. Segundo informações oficiais das agências Tass e RIA, pelo menos 40 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas. 

O incidente começou quando um grupo de homens, vestidos com roupas camufladas, abriram fogo dentro da casa de shows. Testemunhas relatam ter ouvido duas explosões, seguidas pelo início de um incêndio no local. Apesar dos esforços dos bombeiros para controlar as chamas, há preocupações de que o teto do estabelecimento possa desabar devido aos danos causados pelas explosões e pelos tiros.

Ataque próximo a Moscou deixa 40 mortos e 100 feridos em casa de shows - (Reprodução/X) Reprodução/X
Ataque próximo a Moscou deixa 40 mortos e 100 feridos em casa de shows

O ataque ocorreu momentos antes de um show da banda russa de rock Picnic, enquanto os espectadores aguardavam pelo início do evento. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cenas de pânico e desespero, com pessoas correndo pelos corredores da casa de shows em meio aos corpos das vítimas.

‘Crocus City Hall’, localizada em Krasnogorsk, nos arredores de Moscou - (Reprodução/X) Reprodução/X
‘Crocus City Hall’, localizada em Krasnogorsk, nos arredores de Moscou

Ainda não há informações precisas sobre o número exato de atiradores envolvidos no ataque, e nenhum grupo assumiu a responsabilidade até o momento. Este é considerado o pior atentado na Rússia desde o episódio do massacre na escola em Beslan, em 2004.

Autoridades russas rapidamente classificaram o incidente como um ato de terrorismo e lançaram uma investigação liderada pelo Ministério Público e pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB). O presidente Vladimir Putin foi informado sobre o ataque imediatamente, segundo seu porta-voz Dmitry Peskov.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, condenou veementemente o ataque, descrevendo-o como um "ataque terrorista sangrento". Enquanto isso, o governo da Ucrânia negou qualquer envolvimento com o incidente.