Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia da Terra: “precisamos que as pessoas façam sua parte”, diz ambientalista

O Dia da Terra é um movimento global que busca promover uma reflexão sobre a importância do meio ambiente.

22/04/2023 às 14h04

26/09/2023 às 19h08

Neste sábado, 22 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Mãe Terra. A data chama atenção para questões climáticas que envolvem o planeta, bem como à preservação da natureza e sua biodiversidade. O Dia da Terra é um movimento global que busca promover uma reflexão sobre a importância do meio ambiente.

Para o ambientalista Dionísio Carvalho, não há o que se comemorar. “Estamos destruindo a nossa natureza e recursos naturais em detrimento do desenvolvimento a qualquer custo. As mudanças climáticas vêm acontecendo de forma rápida e acelerada. A Terra está morrendo e precisamos que as pessoas façam a sua parte para um mundo mais sustentável”, comenta. 

Dia da Terra chama atenção para preservação da natureza - ((Foto: iStock)) (Foto: iStock)
Dia da Terra chama atenção para preservação da natureza

O Dia da Terra foi criado em 1970 quando, no dia 22 de abril, protestos ambientais liderados pelo ativista e senador estadunidense Gaylord Nelson ocorreram nas cidades de Washington, Nova York e Portland. No entanto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) somente em 2009, quase 40 anos depois. 

Protestos ambientais ganharam força em 1970  - ((Foto: Reprodução/Dever Public Library)) (Foto: Reprodução/Dever Public Library)
Protestos ambientais ganharam força em 1970

Desde então, a consciência ambiental parece avançar lentamente no que diz respeito à políticas públicas e investimento no combate às questões climáticas. Aquecimento global, derretimento de geleiras, desmatamento e esgotamento de recursos naturais são apenas alguns dos exemplos de problemas ambientais que o próprio ser humano causou ao planeta. 

“Vemos que alguns países já estão correndo atrás para mudar a matriz enérgica que eleva a temperatura. Precisamos do comprometimento de liderança globais e ações conjuntas, pois a Terra é nossa casa. A diferença está somente entre países, cores e línguas, mas a casa é uma só”, destaca Dionísio Carvalho.

O especialista acrescenta que para que as mudanças possam ocorrer, é necessário que as pessoas, através de pequenos hábitos, contribuam com a proteção do meio ambiente. “O ser humano precisa estar com coração aberto para poder cuidar do planeta Terra. Não é só uma questão de ciência, mas de bom senso e amor”, finaliza o ambientalista. 

O que fazer para contribuir?

  • Economize água e energia;
  • Reduza a geração de lixos e resíduos;
  • Não polua o meio ambiente;
  • Reutilize e recicle objetos;
  • Não desperdice alimentos;
  • Use produtos biodegradáveis;
  • Cultive áreas verdes.
Mais sobre: