Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incêndio na Espanha deixa quatro mortos e 15 desaparecidos

A suspeita é de que painéis de alumínio instalados na fachada do edifício tenham contribuído para a propagação do fogo.

23/02/2024 às 09h41

23/02/2024 às 09h41

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na noite desta quinta-feira (22), um prédio residencial em Valencia, na Espanha, deixando quatro pessoas mortas. Segundo as autoridades locais, cerca de 15 pessoas estão desaparecidas até o momento.

Incêndio  deixa quatro mortos e 15 desaparecidos na Espanha - (Reprodução/X) Reprodução/X
Incêndio deixa quatro mortos e 15 desaparecidos na Espanha

As chamas atingiram dois blocos de apartamentos, com 14 e 10 andares. A estimativa é que o local possuía 450 moradores distribuídos em 138 unidades. Os residentes eram, em sua maioria, de nacionalidade estrangeira. De acordo com as autoridades da Espanha, os mortos ainda não foram identificados e o número de desaparecidos pode mudar no decorrer do dia.

Em entrevista à imprensa, Jorge Suarez, vice-chefe dos serviços de emergência da região de Valência, informou que as características do prédio dificultaram a ação dos bombeiros no controle do fogo, especialmente no interior dos apartamentos. Por conta disso, os bombeiros iniciaram a contenção das chamas na fachada do edifício. Os Contudo, não há, até agora, qualquer indício de colapso da estrutura.

O presidente da Espanha, Pedro Sanchez, manifestou pesar pelo incidente e disse que entrou em contato com o governo local para saber mais detalhes da situação e oferecer a ajuda necessária.

“Consternado diante do terrível incêndio em um edifício em Valência. Acabo de falar com o presidente [da Generalidade Valenciana], Carlos Mazon, e a presidente da Câmara de Valência, Maria José Catalá, para conhecer em primeira mão a situaçãoe oferecer toda a ajuda que seja necessária. Quero transmitir a minha solidariedade a todas as pessoas afetadas e o reconhecimento a todas as equipes de emergência já posicionadas no local”, afirmou por meio das suas redes sociais.

Até o momento não há informações oficiais sobre o que teria provocado o incêndio. O que se sabe até agora é que as chamas iniciaram no quarto andar do edifício e, em meia hora, se alastraram para todo o prédio.

Segundo Esther Puchades, vice-presidente do Colégio de Engenheiros Técnicos Industriais de Valência (Cogitival), a suspeita é de que painéis de alumínio instalados na fachada tenham contribuído para a propagação do fogo, pois são feitos de material altamente inflamável.