Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

OMS entra em alerta por vírus Marburg; 11 pessoas morreram

Segundo a OMS, o vírus Marburg é altamente virulento e responsável por um quadro de febre hemorrágica com taxa de mortalidade que chega a 88%.

04/10/2024 às 09h02

Uma estação de trem de Hamburgo, na Alemanha, foi fechada na última quarta-feira (2) após suspeitas de que dois passageiros poderiam estar infectados com o vírus Marburg. Um estudante alemão de medicina, de 26 anos, e sua namorada, que estavam retornando de Ruanda, apresentavam sintomas gripais. Sabendo que havia tratado pacientes com o vírus enquanto estava na África, o estudante decidiu informar as autoridades.

O casal foi retirado do trem em uma van especial, equipada para evitar infecções, com escolta da Polícia Federal. Eles foram levados para o Hospital Universitário Eppendorf, especializado em doenças infecciosas graves, onde realizaram exames de PCR. Os resultados foram negativos para o vírus.

OMS entra em alerta por vírus Marburg; 11 pessoas morreram - (Divulgação/ Africa DC) Divulgação/ Africa DC
OMS entra em alerta por vírus Marburg; 11 pessoas morreram

Apesar do teste negativo, o estudante ficará em observação na ala de isolamento do hospital por 21 dias, como precaução, devido ao contato direto com um paciente infectado, mesmo utilizando equipamentos de proteção. Já sua namorada, que não teve contato com pessoas doentes, deverá permanecer internada apenas até o final de semana.

Ruanda já registrou 11 mortes pela doença

O último boletim divulgado por autoridades sanitárias de Ruanda esta semana contabiliza 31 pessoas infectadas e 11 mortes pelo vírus Marburg. Ao todo, 19 pacientes estão sendo mantidos em isolamento enquanto recebem tratamento.

O rastreamento e a testagem de pessoas próximas aos infectados, de acordo com o Ministério da Saúde local, está em andamento, com mais de 300 pessoas sendo monitoradas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) coordena as ações para controle e prevenção de casos no país e em nações vizinhas.

A entidade define a doença de Marburg como altamente virulenta e responsável por um quadro de febre hemorrágica com taxa de mortalidade que chega a 88%, dependendo da cepa e do gerenciamento de casos. Pertencente à mesma família do vírus Ebola, o Marburg provoca sintomas que começam de forma abrupta, incluindo febre alta, dor de cabeça severa e forte mal-estar. Muitos pacientes desenvolvem sintomas hemorrágicos graves em um período de apenas sete dias.

O que é o Marburg?

A doença causada pelo vírus Marburg é uma infecção grave e frequentemente fatal, que provoca febre hemorrágica viral em humanos. Seus sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares severas, dor abdominal, vômitos, confusão mental e diarreia. Em estágios avançados, a condição pode levar a sangramentos.

O primeiro surto da doença foi registrado em 1967, na cidade de Marburg, na Alemanha. Desde então, ocorreram surtos esporádicos em países como Angola, República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul, Uganda e, mais recentemente, Ruanda. Em 2023, foram detectados dois surtos em Guiné Equatorial e Tanzânia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Marburg é considerado uma ameaça significativa à saúde pública devido à sua alta taxa de mortalidade e à falta de tratamentos antivirais ou vacinas.

A infecção pelo vírus Marburg geralmente ocorre por contato direto com morcegos da espécie Rousettus, que vivem em cavernas e minas e se alimentam de frutas. A transmissão entre humanos se dá por meio de fluidos corporais de pessoas infectadas, como sangue, vômito, saliva, fezes, urina, suor, leite materno e sêmen, além de materiais e superfícies contaminados por esses fluidos. No entanto, o vírus não é transmitido pelo ar.

A OMS alerta que o Marburg pode se espalhar facilmente entre membros de uma mesma família ou de pacientes para profissionais de saúde, especialmente se não forem utilizados os equipamentos de proteção adequados. A transmissão continua enquanto houver vírus no sangue, sendo necessário que os pacientes permaneçam isolados em unidades de saúde especializadas até que exames confirmem a ausência de risco de contágio.

Os sintomas iniciais incluem febre alta, calafrios, forte dor de cabeça e fadiga extrema, além de dores musculares. Com o avanço da doença, surgem náuseas, vômitos, dor abdominal ou no peito, erupções cutâneas e diarreia, que pode durar até uma semana. Nas fases mais graves, podem ocorrer hemorragias em várias partes do corpo, como nas gengivas, nariz e ânus, além de choque, delírios e falência de órgãos.

De acordo com a OMS, os sintomas de infecção por Marburg mais relatados são:

- febre;

- dor nas costas;

- dor muscular;

- dor de estômago;

- perda de apetite;

- vômito;

- letargia;

- irritação na pele;

- dificuldade em engolir;

- dor de cabeça;

- diarreia;

- soluço;

- dificuldade para respirar.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.