O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi alvo de uma tentativa de assassinato nesta quarta-feira (15) em Handlová, a 190 km de Bratislava. Fico, líder do partido Direção Social-Democracia (Smer-SSD), foi baleado enquanto cumprimentava apoiadores após uma reunião de governo na cidade.
O suspeito do crime é um homem de 71 anos, identificado como um ex-segurança de um shopping center e membro da Sociedade Eslovaca de Escritores. O idoso disparou cinco tiros contra Fico, que foi atingido no abdômen e no braço.
Segundo informações da mídia local, paramédicos relataram que o primeiro-ministro estava consciente durante o transporte de helicóptero para um hospital em Bratislava, onde está sendo submetido a uma cirurgia complexa devido aos graves ferimentos.
Suspeito de atirar em primeiro-ministro foi preso
O atirador, que aparentemente protestava contra o governo, foi rapidamente detido por seguranças do premiê. A presidente eslovaca, Zuzana Čaputová, confirmou a prisão do suspeito e pediu à população que evite a disseminação de informações não confirmadas.
Veja o vídeo:
Autoridades condenaram crime
O presidente russo, Vladimir Putin, denunciou o ataque como um "crime hediondo sem justificativa".
O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, expressou sua consternação, descrevendo a notícia como um "choque" e desejando uma rápida recuperação ao seu colega.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, também condenou veementemente o ataque, ressaltando que a Eslováquia é membro da União Europeia desde 2004.
Quem é Robert Fico?
Robert Fico, de 59 anos, é conhecido por suas posições nacionalistas e conservadoras, incluindo oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e adoção por casais homossexuais, além de uma postura anti-imigração e pró-Rússia em questões de política externa.
O primeiro-ministro já ocupou este cargo em dois mandatos anteriores, de 2006 a 2010 e de 2012 a 2018. Em seu último mandato, ele renunciou sob pressão da oposição após o assassinato de um jornalista que investigava a corrupção em seu governo.
______
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.