Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saiba tudo sobre Lola Beltrán, cantora mexicana homenageada pelo Google

Nesta quinta-feira, 7 de março, o Google fez uma homenagem a Lola Beltrán que é uma das vozes mais famosas da música mexicana.

07/03/2024 às 08h35

Neste 7 de março é celebrado o aniversário de 92 anos da cantora e atriz mexicana Lola Beltrán. Em homenagem à data, o Google fez uma homenagem a Lola, que é uma das vozes mais famosas da música latina, com um Google Doodle, uma alteração especial e temporária do logotipo nas páginas iniciais do Google destinada a comemorar feriados, eventos, conquistas e figuras históricas notáveis.

aiba tudo sobre Lola Beltran, cantora mexicana homenageada pelo Google - (Reprodução) Reprodução
aiba tudo sobre Lola Beltran, cantora mexicana homenageada pelo Google

Lola Beltran é considerada uma das maiores intérpretes de música ranchera e huapango do México. Nascida em 1932, em Sinaloa, no México, a cantora homenageada pelo Google começou a sua carreira como cantora em 1954 e lançou mais de 70 álbuns durante a sua carreira.

A cantora ganhou vários prêmios, incluindo o Prêmio Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Ranchera em 1995. Entre as suas canções mais famosas estão "Cucurrucucú paloma", "Paloma negra" e "Cielito lindo". Sua canção Soy infeliz foi a música de abertura do filme Mulheres à beira de um colapso nervoso, de Pedro Almodóvar.

A voz poderosa e a presença de palco de Lola Beltrán fez com que ela ficasse conhecida como “Lola la Grande”. Ela também foi a primeira cantora mexicana a se apresentar no Carnegie Hall em Nova York. A cantora mexicana homenageada pelo Google também cantou no Olympia Music Hall em Paris, no Tchaikovsky Hall em Moscou e no Conservatório de Leningrado (atual São Petersburgo) na antiga União Soviética.

Durante a sua carreira, Lola Beltrán cantou para muitos líderes mundiais. Ela, inclusive, era amiga pessoal de muitos deles, incluindo o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy e o presidente do México Luis Echeverría.

Mas não foi apenas na carreira musical que Lola ficou conhecida. Ela também atuou em mais de 50 filmes, incluindo "La bandida" (1963) e "El tahúr" (1974). Suas atuações fizeram com que fosse uma das atrizes mais populares do México durante a década de 1960.

Lola Beltrán, a cantora mexicana homenageada pelo Google, morreu no dia 24 de março de 1996, aos 64 anos.

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.