Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Terremoto de magnitude 7.4 atinge Taiwan e deixa nove mortos e mais de 800 feridos

Segundo a agência de notícias central oficial, o terremoto foi o maior desde um de magnitude 7,6 em 1999

03/04/2024 às 09h45

Nesta quarta-feira (3), Taiwan presenciou o maior terremoto das últimas décadas de sua história. O tremor de magnitude 7.4 deixou nove mortos, mais de 800 pessoas feridas e 50 turistas que estavam rumo a um parque nacional desaparecidos.

Segundo a agência de notícias central oficial, o terremoto foi o maior desde um de magnitude 7,6 em 1999 que matou cerca de 2.400 pessoas e danificou ou destruiu 50.000 edifícios. Autoridades meteorológicas de Taiwan classificaram o terremoto desta quarta em Hualien como “Upper 6”, ou o segundo nível mais alto de intensidade em uma escala que varia de 1 a 7.

Terremoto de magnitude 7.4 atinge Taiwan e deixa nove mortos e mais de 800 feridos  - (Reprodução) Reprodução
Terremoto de magnitude 7.4 atinge Taiwan e deixa nove mortos e mais de 800 feridos

O terremoto atingiu uma profundidade de 15,5 km (9,6 milhas), assim como as pessoas estavam indo para o trabalho e a escola, desencadeando um alerta de tsunami para o sul do Japão e as Filipinas, mas a possibilidade já foi descartada.

Em um dos vídeos divulgados é possível ver socorristas usando escadas para ajudar as pessoas presas fora das janelas, enquanto em outros lugares houve deslizamentos de terra, enquanto fortes tremores em Taipé forçaram o sistema de metrô a fechar brevemente, embora a maioria das linhas tenha retomado o serviço.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

A imprensa local transmitiu imagens registradas por câmera de segurança de edifícios inclinados em ângulos precários no montanhoso e pouco povoado condado de Hualien. “Era muito forte. Parecia que a casa ia cair”, disse Chang Yu-lin, de 60 anos, um trabalhador de um hospital em Taipé, capital.

Autoridades disseram que estavam retirando lentamente alguns dos que estavam presos em túneis perto da cidade de Hualien, incluindo dois alemães. Quanto às pessoas desaparecidas, são 50 viajantes a bordo de quatro micro-ônibus indo para um hotel em um parque nacional, Taroko Gorge, disseram eles, sem dar detalhes.

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações de CNN Brasil e edição de Nathalia Amaral