Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

217 cidades piauienses estão em alerta crítico para baixa umidade neste domingo (12)

Climatologista diz que houve redução no volume de chuva previsto para novembro no Piauí e alerta para formação de bolhas de calor

12/11/2023 às 15h32

O Piauí está se aproximando da segunda quinzena de novembro mantendo o cenário de altas temperaturas e tempo seco característico do pico do B-R-O-Bró, em geral registrado entre os meses de setembro e outubro. Neste domingo (12), a umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos em 217 municípios piauienses, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia.

O Inmet calcula umidade do ar variando entre 30% e 20% em cidades das regiões Sudeste, Sudoeste, Norte e Centro-Norte do Piauí. Conforme o alerta, há risco de incêndios florestais e de danos à saúde causados pelo tempo seco, sobretudo durante a tarde. 

O Instituto orienta à população das cidades afetadas para que beba bastante líquido e evite desgaste físico nas horas mais quentes do dia. Deve-se evitar, também, exposição ao sol, em especial entre as 10h e as 16h, e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

umidade do ar, água, calor, sol - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
umidade do ar, água, calor, sol

E quando vai chover no Piauí?

Inicialmente, a previsão dos órgãos especializados apontava que o Piauí poderia começar a registrar chuva a partir da segunda quinzena de novembro, mesmo mantendo as altas temperaturas em torno dos 40°C. Neste domingo (12), o climatologista Werton Costa informou que o Piauí está começando a sofrer influência de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), que está retirando os volumes de chuva anteriores previstos para o Estado.

Vale lembrar que o Brasil deve passar por uma nova onda de calor nos próximos dias, podendo, esta, ser até mais severa que a registrada em setembro. Aqui no Piauí, no entanto, essa onda de calor se fará sentir em formato de bolhas de calor. Quem explica é Werton Costa.

“Teremos bolsões de calor em alguns pontos que ficarão com temperatura entre 38°C e 41°C do dia 15 ao dia 18 de novembro. Infelizmente nosso maior problema hoje não é bem a quantidade de graus que cresce a temperatura, mas a combinação da elevação destas temperaturas com a baixa umidade relativa do ar”, explica.

É essa combinação de alta temperatura com tempo seco que faz com que a sensação térmica se torne mais desagradável para nosso organismo.