Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

3 dicas para não cair em golpes financeiros

Os golpes financeiros estão cada vez mais comuns e recebem vários nomes, como ‘golpe das novinhas’, golpe do Pix’ ‘golpe da OLX’, entre outros.

02/03/2024 às 16h11

Os golpes financeiros estão cada vez mais comuns e recebem vários nomes, como ‘golpe das novinhas’, 'golpe do Pix’ ‘golpe da OLX’, entre outros. E os criminosos costumam se valer da internet e das redes sociais para aplicá-los. Porém, existem três dicas para não cair em golpes financeiros e devem ser utilizadas pelas pessoas.

As orientações foram dadas pelo delegado Odilo Sena, titular da 6ª Delegacia da Polícia Civil do Piauí, destacando que as pessoas precisam sempre ficar atentas a qualquer atitude suspeita. Assim, as três dicas para não cair em golpes financeiros são:

Cautela

Você não sabe com quem está lidando, então é preciso ter calma antes de fechar algum negócio. É preciso avaliar todas as circunstâncias e se aquele é realmente verdadeiro. “Ao receber um pedido, não transfira valor imediatamente. Tenha cautela, pense, converse com pessoas próximas e de confiança e peça uma orientação”, disse.

Desconfie

O delegado ressalta ainda que as pessoas devem ficar desconfiadas de situações, histórias e circunstâncias que apresentem inconsistências ou gerem dúvidas. Antes de emprestar valores a alguém, faça buscas na internet, como no JusBrasil, e verifique se aparece alguma irregularidade com essa pessoal. “Se estiver com dúvidas, procure a polícia ou algum amigo policial. Verifique o nome o CPF dessa pessoa”, destaca.

Confirme as informações

Um dos mais importantes princípios, o delegado Odilo Sena reforça a necessidade de confirmar as informações, seja de pessoas ou empresas, de modo a ter certeza que aquela pessoa física ou jurídica existe mesmo ou foi criada para aplicar um golpe.

“Durante o relacionamento com uma pessoa, por exemplo, você recebe uma série de informações, como nome, endereço, filiação, qualificação, trabalho, seja de forma direta ou indireta. Então, use esses dados para confirmar essas informações e, assim, evitar cair em golpes”, complementa o delegado de polícia, Odilo Sena.  

Veja três dicas para não cair em golpes financeiros - (Marcello Casal Jr/Agência Brasil) Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Veja três dicas para não cair em golpes financeiros

Fique atento aos tipos de golpes financeiros

  • Golpe do falso Pix

No dia 16 de janeiro deste ano, um homem identificado pelas iniciais M.A.A.I foi preso acusado de tentar aplicar o golpe do falso Pix contra uma loja de eletrodomésticos em Teresina. O que chamou a atenção é que esta não foi a primeira, mas sim a sexta vez que ele tentou aplicar o golpe no estabelecimento para adquirir produtos sem pagar por eles.

Nos dias 29 e 30 de janeiro, duas mulheres, identificadas como Jéssica Maria Campos e Kaillany Raquel, foram presas acusadas de aplicarem o ‘golpe do pix falso’ e causaram prejuízo de R$ 50 mil a lojas de Teresina e de Altos. As prisões foram realizadas pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) 

  • Estelionato

Na última terça-feira (27), em Teresina, um homem identificado como José Moisés, foi preso acusado de crime de estelionato. Segundo a polícia, ele enganava as vítimas fingindo ter boas condições financeiras para atraí-las. A partir de então, ele as fazia adquirir vários bens e ganhava a confiança delas até que elas entregassem esses bens para ele administrar e, depois, revender.

  • Golpe via e-mails

A Polícia Rodoviária Federal veio a público nesta quinta-feira (08) alertar à população de que criminosos estão usando o nome da corporação para aplicar golpes via e-mail. Os golpistas enviam mensagens informando a existência de falsas multas e direcionando o usuário para um QR Code. Ao acessar este QR Code, as pessoas acabam tendo informações e dados roubados.

A Polícia Rodoviária Federal esclarece que as notificações de autuações emitidas pelo órgão são enviadas aos Correios ou incluídas no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal. Estas notificações também são publicadas no Diário Oficial da União em forma de edital para serem consultadas no site oficial da PRF.