Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após críticas da OAB, Amapi emite nota em apoio ao Desembargador Costa Neto

Celso Barros declarou que havia um pedido de afastamento do juiz por suposta prática de corrupção

12/09/2023 às 21h13

27/09/2023 às 14h23

A Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), entidade que representa os Juízes e Desembargadores do Estado do Piauí, emitiu uma nota nesta terça-feira (12) em manifestação às recentes declarações do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Celso Barros Coelho Neto quanto à eleição do magistrado Francisco Gomes da Costa Neto para desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

Celso Barros havia dito que ficou surpreso com a eleição do magistrado uma vez que OAB Nacional e o Ministério Público do Piauí (MP-PI) já haviam pedido o afastamento de Costa Neto quando ele era juiz, por suposta prática de corrupção.

Desembargador Costa Neto - (Divulgação/TJPI) Divulgação/TJPI
Desembargador Costa Neto

Hoje, a Amapi esclareceu que o processo que culminou na promoção por antiguidade do desembargador Francisco Gomes da Costa Neto obedeceu a todos os trâmites legais e aos princípios constitucionais que norteiam a Administração Pública.

A entidade afirma ainda que, "no Estado Democrático de Direito, condutas supostamente ilícitas são apuradas e processadas sob o manto do devido processo legal e da presunção de inocência. Isso posto, o magistrado Costa Neto nunca foi réu em qualquer processo penal, bem como não responde a nenhum processo administrativo no âmbito do Tribunal de Justiça do Piauí e do Conselho Nacional de Justiça. Assim, não restaram comprovadas quaisquer das acusações realizadas pelo Presidente da OAB/PI, as quais desacreditam a escorreita atuação do desembargador recém-eleito durante todo o período em que atuou no exercício da atividade jurisdicional".

Na nota, a AMAPI manifestou apoio irrestrito a Costa Neto, reafirmando que repudia veementemente "as declarações que desabonem o trabalho dos juízes, em especial, nos casos de ataques caluniosos e vazios, que em nada contribuem para o fortalecimento do Judiciário e para a boa relação entre os atores que compõem o ordenamento jurídico".

Eleição de Costa Neto

O magistrado Francisco Gomes da Costa Neto foi eleito, em decisão unânime, como desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) no último dia 04. O magistrado ocupa, assim, a vaga aberta pela aposentadoria do desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, atendendo ao critério da antiguidade.

Costa Neto é juiz desde outubro de 1984 e antes de ingressar na magistratura foi delegado distrital, delegado regional e comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar. Atualmente, atuava como juiz da comarca de Floriano, convocado para atuar no 2º Grau do TJ-PI.