Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após decisão do STF, Piauí vai precisar tirar dinheiro de outras áreas para pagar piso da enfermagem

Na rede estadual de Saúde do Piauí são 6.363 profissionais que serão contemplados.

19/05/2023 às 11h03

28/09/2023 às 12h35

O governador Rafael Fonteles (PT) garantiu na tarde desta quinta-feira (18) que os profissionais da enfermagem do Piauí receberão proporcionalmente o valor que o estado receber do governo federal para o pagamento do piso da enfermagem.

Leia também: Supremo Tribunal Federal libera pagamento do piso da enfermagem; municípios são contra decisão

O chefe do Executivo disse que o valor que deve ser destinado ao Piauí, é insuficiente para custear o reajuste de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras. Por outro lado, ele afirmou que o valor será rateado para a categoria.

“A decisão judicial é muito clara e vamos ver se mantém no plenário, em que o piso tem que ser custeado com recuso federal. O Piauí vai receber 9 parcelas de 2,7 milhões e os municípios 9 parcelas de 12 milhões. Esse valor deve ser rateado conforme a proporcionalidade. A gente entende que é insuficiente. Mas 100% do recuso recebido será destinado proporcionalmente aos profissionais”, disse Fonteles ao O Dia durante inauguração da UTI do Hospital de Campo Maior nesta tarde.

Governador diz que recurso que vier do governo federal será rateado entre os trabalhadores da enfermagem  - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Governador diz que recurso que vier do governo federal será rateado entre os trabalhadores da enfermagem

Ao todo, a Secretaria de Fazenda calcula que o pagamento integral do piso vai provocar um incremento de R$ 10 milhões mensais na folha de pagamento da categoria. O secretário de Saúde, Antônio Luiz, disse que o estado teria que racionar investimentos pra custear o reajuste.

“Nenhum estado e nenhum município tem condição de pagar o piso da enfermagem sem uma ajuda federal. O governo federal vai repassar agora para os estados um valor que não paga um terço do aumento. Se for obrigado a pagar, o estado vai ter que tirar dinheiro de algum lugar para pagar o salário”, declarou ao O Dia.

O piso da Enfermagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou na semana passada a lei que valor de R$ 7,3 bilhões de crédito especial no Orçamento da União para assistência a estados e municípios para o pagamento do piso. Os municípios piauienses alegam que esse valor só cobriria um terço do necessário para arcar com o piso.

A medida de Lula levou o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), a liberar nesta semana o pagamento do piso. Na decisão, contudo, o ministro estabeleceu que que os valores devem ser pagos por estados, municípios e autarquias somente nos limites dos recursos repassados pela União.

A decisão de Roberto Barroso no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222, proposta pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) precisa ser referendada pelo plenário do STF. A expectativa é que o pleno analise a matéria nesta sexta-feira (19).

Mais sobre: