Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bolsa Família: mais de 1.200 pessoas têm benefício bloqueado no Piauí; veja os detalhes

Segundo o Governo Federal, a medida tem como foco evitar fraudes no benefício.

08/01/2024 às 14h18

A nova medida do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social sobre o bloqueio ou até mesmo o cancelamento do pagamento do Bolsa Família de beneficiários com o CPF irregular já começou a surtir efeito no Piauí. Dados da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), computaram até o momento que cerca de 1.239 famílias no Estado tiveram o benefício bloqueado nesse sentido.

O bloqueio do Bolsa Família poderá acontecer caso o CPF do beneficiário esteja suspenso, cancelado ou com advertência na Receita Federal, ou ainda se houver inconsistência de dados no CadÚnico.

Programa Bolsa Família - (Reprodução / FDR) Reprodução / FDR
Programa Bolsa Família

Segundo o Governo Federal, a medida, que faz parte da Instrução Normativa 33/2023, tem como foco evitar fraudes no benefício. Vale ressaltar que o bloqueio pode partir de irregularidades no CPF de qualquer integrante da família, e não apenas do titular.

Conforme as informações, se constatadas as irregularidades no CPF o pagamento do Bolsa Família é bloqueado. Caso a situação não seja regularizada em até seis meses, o benefício é cancelado.

Boatos sobre "nome sujo"

A gerente de transferência de renda e benefícios da Sasc, Katiane Gualberto, desmentiu os boatos nas redes sociais que o bloqueio nada tem a ver com endividamento ou "nome sujo".

Nós pedimos que as famílias atentem às informações que são repassadas, se são de fato oficiais. As famílias precisam verificar as informações no site do MDS, do aplicativo do Cadastro Único ou mesmo nos CRAS de seu município

Katiane GualbertoGerente da Sasc

As famílias beneficiadas pelo Bolsa Família devem ficar atentas às informações de mensagens no extrato de pagamento do programa, no aplicativo do Bolsa Família e no aplicativo Caixa Tem, pois o Governo Federal tem alertado sobre as inconsistências encontradas no CPF do titular do programa ou de alguém da família.

Como regularizar o CPF e o CadÚnico

Os beneficiários podem verificar a regularidade do seu CPF no site da Receita Federal, no extrato de pagamento do MDS, ou nos aplicativos do Cadastro Único ou do Programa Bolsa Família e a regularização deve ser realizada junto à Receita Federal. Após a regularização,os beneficiários devem buscar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para fazer a atualização do cadastro.

Com edição de Nathalia Amaral.