A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta semana o calendário do futebol masculino profissional para 2024. Uma das grandes novidades para o próximo ano será a realização, pela primeira vez, de um jogo de abertura para o Campeonato Brasileiro Série A, no dia 13 de abril do ano que vem. Além do Brasileirão, a data de estreia dos Estaduais também foi marcada: 21 de janeiro.
O curioso é que, antes disso, a Federação de Futebol do Piauí (FFP) já havia marcado a estreia do Piauiense para 14 de janeiro, uma semana antes do previsto pela entidade nacional. Até o momento, a FFP mantém a data pré-marcada, mesmo contrariando o calendário nacional divulgado pela CBF. A causa dessa antecipação seria dar mais folga no calendário local para as equipes que vão disputar competições nacionais.
Campeão em 2023 o River, além do Estadual, terá um calendário apertado no ano que vem com a Copa do Nordeste, a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. O vice-campeão Fluminense-PI terá a Copa do Brasil e a Série D. Para os dois clubes, uma folga maior entre as competições poderia resultar em melhores desempenhos nos torneios nacionais.
Novo formato do Estadual em 2024
O novo modelo de disputa do Campeonato Piauiense prevê a participação de oito clubes, divididos em dois grupos de quatro. A divisão dos grupos foi realizada de acordo com a posição na tabela de classificação da Série A de 2023. Os grupos ficaram assim definidos:
- Grupo A: River, Altos, 4 de Julho e Picos;
- Grupo B: Fluminense-PI, Corisabba, Oeirense e Parnahyba.
Cada grupo jogará entre si em jogos de ida e volta, totalizando seis jogos para cada clube na fase de grupos. Na segunda fase os grupos se cruzam em mata-mata em jogos de ida e volta, da seguinte forma:
- 1º do Grupo A x 4º do Grupo B
- 2º do Grupo A x 3º do Grupo B
- 3º do Grupo A x 2º do Grupo B
- 4º do Grupo A x 1º do Grupo B
Os vencedores de cada confronto avançam para as semifinais, que serão disputadas em dois jogos (ida e volta). Os vencedores das semifinais se enfrentam nas finais, também em dois jogos (ida e volta). O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão de 2025, além da vaga direta na Copa do Nordeste ao campeão.