À medida que o ano se aproxima do seu término, o Piauí se prepara para receber o período chuvoso, tradicionalmente iniciado nesta época. Até o momento, 59 municípios nas regiões centro-norte sudoeste e sudeste do estado estão em alerta de perigo potencial para chuvas intensas. Essa lista apresentou um aumento de 23 cidades em apenas um dia, indicando a proximidade do período chuvoso nessa parte do estado.(Veja lista ao final desta matéria).
O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nesta segunda (20) e é válido até às 11h de terça (21). De acordo com o aviso, as mesorregiões podem apresentar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos. Apesar do alerta, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
“Esses alertas indicam que existe uma quantidade significativa de umidade sobre nosso território. Por isso, nós já estamos registrando chuvas no sul do estado, como, por exemplo, em Floriano, que já acumulou nas últimas 24 horas mais de 40 milímetros de chuvas. Nós temos a Valência do Piauí, que já acumula 59 milímetros de chuva. Para o sul do estado, essas chuvas já são indicativos do período chuvoso”, explica Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Situação da SEMARH/PI.
Geralmente, o Piauí tem ocorrência de chuvas intensas durante o período de Natal e Ano Novo. Contudo, as mudanças climáticas, não apenas no Piauí, mas globalmente, têm impactado as temperaturas. Segundo Sara Cardoso, o período chuvoso no Piauí este ano será irregular, acompanhado de temperaturas acima da média, especialmente por conta do fenômeno El Niño, que terá seu ápice em dezembro.
Com essas previsões, a população e autoridades devem permanecer vigilantes diante das condições climáticas adversas. Sara Cardoso alerta que a população esteja atenta a pontos de alagamento e busque abrigo em locais seguros durante esses eventos climáticos. Além disso, em caso de rajadas de vento, é importante que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
É importante evitar, também, o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA TAMBÉM
Veja lista de municípios afetados:
- Alvorada do Gurguéia
- Amarante
- Angical do Piauí
- Antônio Almeida
- Arraial
- Avelino Lopes
- Baixa Grande do Ribeiro
- Barreiras do Piauí
- Bertolínia PI
- Bom Jesus
- Cajazeiras do Piauí
- Canavieira
- Canto do Buriti
- Colônia do Gurguéia
- Corrente
- Cristalândia do Piauí
- Cristino Castro
- Curimatá
- Currais
- Curralinhos
- Eliseu Martins
- Flores do Piauí
- Floriano
- Francisco Ayres
- Gilbués
- Guadalupe
- Guaribas
- Itaueira
- Jardim do Mulato
- Jerumenha
- Júlio Borges
- Landri Sales
- Manoel Emídio
- Marcos Parente
- Monte Alegre do Piauí
- Morro Cabeça no Tempo
- Nazaré do Piauí
- Oeiras
- Palmeira do Piauí
- Palmeirais
- Parnaguá
- Pavussu
- Porto Alegre do Piauí
- Redenção do Gurguéia
- Regeneração
- Riacho Frio
- Ribeiro Gonçalves
- Rio Grande do Piauí
- Santa Filomena
- Santa Luz
- Santo Antônio dos Milagres
- São Francisco do Piauí
- São Gonçalo do Gurguéia
- São Gonçalo do Piauí
- São José do Peixe
- São Pedro do Piauí
- Sebastião Barros
- Sebastião Leal
- Uruçuí