Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuvas no Rio Grande do Sul: Piauí vai enviar 10 bombeiros para resgate das vítimas

Além do efetivo, corporação vai oferecer também aeronaves, pick-ups e barcos para atender as vítimas do desastre.

05/05/2024 às 08h41

O Corpo de Bombeiros do Piauí anunciou no último sábado (04) que vai disponibilizar equipamentos, veículos e efetivo para atender às vítimas do desastre provocado pelas chuvas históricas no Rio Grande do Sul. Uma aeronave, três pick-ups, dois barcos, além de 10 bombeiros militares e três membros da Força Estadual de Segurança Pública (FEISP) serão enviadas para o estado. O anúncio foi feito pelo coronel José Rêgo, Comandante-Geral do CBMEPI.

Com uma viagem prevista para durar entre quatro a cinco dias, a equipe deve sair de Teresina rumo ao Rio Grande do Sul, por volta das 10h desta segunda-feira (6), chegando ao Estado gaúcho no final da semana.

Corpo de Bombeiros do Piauí  - (Reprodução / SSP-PI) Reprodução / SSP-PI
Corpo de Bombeiros do Piauí

Os dois veículos pick-ups de resgate e salvamento serão equipados com instrumentos, como boias, coletes, cordas, barcos, pás, enxadas, e motores de popa. Uma pick-up de apoio e dois barcos também estão sendo direcionados para a operação.

O comandante explicou a importância do envio de recursos do Piauí: “O momento é de extrema atenção e delicadeza diante do cenário de desastre no Rio Grande do Sul. O CBMEPI se põe à disposição para prestar apoio de maneira firme e consciente, entendendo que a situação exige suporte de todos lados, pois o objetivo é manter a população segura”, afirmou o coronel José Rêgo.

Um dos motivos para o envio de reforço é que o tempo do desastre que assola o Rio Grande do Sul não tem previsão de encerramento, sendo possível e provável a necessidade de revezamento. O Consórcio Nordeste, grupo formado pelos nove estados da região, já havia anunciado o envio de recursos humanos e equipamentos para auxiliar os esforços de busca, socorro e o atendimento à população atingida pelas tempestades no Rio Grande do Sul.

Segundo o consórcio, cada estado disponibilizou recursos, incluindo binômios (dupla formada por bombeiro e cão farejador), embarcações, viaturas e enfermeiros. Estão sendo enviados também Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas, roupas técnicas, cordas e outros.

Desastre é sem precedentes na história do RS

O Rio Grande do Sul já registra 66 mortes devido às fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana. De acordo com boletim da Defesa Civil, 281 municípios foram afetados deixando 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 cidadãos desalojados. O número de desaparecidos chega a 67. Há ainda 74 feridos. Os trabalhos de resgate têm sido dificultados por cortes de energia elétrica e de telecomunicações.

Imagens da grave situação do Rio Grande do Sul após dias de fortes chuvas - (Concresul/Divulgação) Concresul/Divulgação
Imagens da grave situação do Rio Grande do Sul após dias de fortes chuvas

Diversas comunidades do interior do estado encontram-se isoladas por alagamentos e ocorrências nas estradas. Até a noite da última sexta-feira (3), ao menos 128 trechos de 68 rodovias estavam total ou parcialmente bloqueados, incluindo estradas e pontes. De acordo com as previsões, o mau tempo não deve dar trégua.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade