Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cidades do Piauí passarão por reestruturação em limites territoriais; saiba quais os municípios

De acordo com as informações, os prefeitos dos municípios em destaque estão cientes, bem como já realizaram acordos sobre o tema.

24/06/2023 às 15h16

28/09/2023 às 17h15

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) já tem data marcada para reunião que irá tratar sobre reestruturação acerca de limites territoriais envolvendo cidades do Piauí. Na próxima segunda-feira (26), a Comissão de Estudos Territoriais (Cete) da Casa colocará em pauta o debate que vai propor novos limites das cidades de Lagoa do Piauí, Lagoinha do Piauí, Capitão de Campos, Itainópolis, Alegrete do Piauí, Geminiano e Lagoa do Sítio.

Segundo as informações, o tema está em trâmites legais há algum tempo. Os prefeitos dos municípios em destaque estão cientes, bem como já realizaram acordos sobre o tema. O enfoque atual é dar o passo final em reunião na Alepi, com definições em Projetos de Lei, para que possam confirmar o assunto.

Visão aérea de Lagoa do Sítio, no Piauí  - (Divulgação) Divulgação
Visão aérea de Lagoa do Sítio, no Piauí

Além disso, outros órgãos estão envolvidos no debate para que sejam formalizados os acordos perante a legislação. Instituições como: Justiça Eleitoral, Câmaras Municipais, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Associação Piauiense de Municípios, Exército Brasileiro, Interpi e outros órgãos que são também responsáveis por levantar dados sobre as questões territoriais e populacionais dos municípios envolvidos estão em pauta do assunto. Após receber os dados, a Cete irá argumentar para formalizar o tema de acordo com a lei.

A Comissão de Estudos Territoriais da Alepi tem como objetivo estudar questões territoriais envolvendo o Piauí, municípios, indivíduos e empresas. Atualmente a Comissão é presidida pelo deputado Hélio Isaías (PT) e tem como vice-presidente o deputado Ziza Carvalho (PT), além de contar com apoio da Secretaria de Planejamento e outras entidades que possam somar às discussões sobre a temática.

Com informações da Alepi

Mais sobre: